UNIR - Universidade Federal de Rondônia

O PPG da EEAN coordena o projeto acadêmico do Doutorado Interinstitucional entre a EEAN-UFRJ e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), cujo projeto foi aprovado no Edital Capes nº 2/2016, com número de Processo: 23038.008135/2016-67. O projeto tem vigência 2017-2021, com 15 doutorandos regularmente matriculados. Dentre os objetivos deste DINTER destacam-se o de formar doutores na área de Enfermagem para o estado do Rondônia; contribuir para a criação e o fortalecimento de grupos de pesquisa que atendam às prioridades dos planos de desenvolvimento da instituição receptora e às necessidades regionais; alavancar a produção científica através da formação de redes de pesquisadores nos diversos níveis de formação; contribuir para a qualidade da formação de enfermeiros em nível de graduação e de pós-graduação, e da assistência à saúde, através da qualificação de docentes/enfermeiros que se engajaram ao DINTER; contribuir para que a UNIR galgue maiores patamares e índices de avaliação, no cenário da ciência e tecnologia, através do doutoramento de seus docentes. O projeto encontra-se em andamento, na fase dos exames de qualificação dos relatórios dos doutorandos, com apresentação da análise e discussão preliminar dos dados da pesquisa.Os objetivos desta solidariedade vêm sendo alcançados paulatinamente, como o de fortalecimento dos grupos de pesquisa, por meio das reuniões conjuntas entre os grupos consolidados da EEAN com os grupos da UNIR; aumento da produção científica, expressa por meio da produção de artigos científicos e capítulos de livros entre doutorandos da UNIR e docentes da EEAN em 2019, além da participação em eventos nacionais e internacionais com apresentação de trabalhos científicos. Os temas em desenvolvimento nos projetos, que abarcam a população ribeirinha, populações indígenas, educação permanente profissional, segurança do paciente, atenção primária à saúde, cuidado a pessoas surdas evidencia o potencial do conhecimento produzido em contribuir com a qualidade da assistência em saúde e melhoria da qualidade de vida de grupos vulneráveis e a população da região Norte do Brasil.

Conforme o plano de trabalho aprovado, no ano de 2019 aconteceram dois períodos de estágio obrigatório na EEAN, nos meses de junho e outubro/novembro. Nestes períodos, os doutorandos participaram de atividades nos grupos de pesquisa, eventos científicos, visitas técnicas e encontros de orientação. Registram-se dois módulos de disciplinas ministradas na UNIR em 2019: Subjetividade e Linguagem (fevereiro/março), pela DP Ivone Cabral, e Oficina de Texto, pelos DP Antonio José e Marcelle Miranda (dezembro). O projeto finaliza-se em fevereiro de 2021 e os doutorandos encontram-se em fase de análise e interpretação dos dados, e submissão de artigos em periódicos. Dentre as produções oriundas desse convênio de cooperação, destacam-se:

Artigos publicados:

DP Marcelle Miranda e Doutorando Cleson Moura

1 › Meanings assigned by men regarding the relationship between smoking and cancer http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.61384.

DP Marcos Brandão e Doutoranda Jackeline Félix

2 › Death Anxiety: Concept Analysis and Clarification of Nursing Diagnosis https://doi.org/10.1111/2047-3095.12260.

 

Dinter
Dinter
Dinter