Apresentação

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da EEAN abrange dois cursos: Mestrado e Doutorado, ambos acadêmicos. Tem como diretriz o desenvolvimento das potencialidades profissionais para a assistência, a administração e o ensino de enfermagem, abrangendo linhas de pesquisa pertinentes às mudanças sociais, às transformações científicas e tecnológicas e a ampliação e aprofundamento do conhecimento em Saúde e em Enfermagem. Considera-se o processo de organização e de desenvolvimento do trabalho científico e o conhecimento moderno não determinístico, que abriga uma pluralidade de metodologias investigativas relacionadas ao continuum saúde e doença e a objetividade da prática deste mesmo processo que se relaciona à enfermagem e seu objeto - o cuidado.

Histórico

A Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), fundada em 1923, 1ª escola brasileira no modelo Nightingaleano, completou 95 anos em 2018. Em 1926, as primeiras enfermeiras formadas pela EEAN criaram a 1ª entidade da profissão, denominada Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas. Em 1929, a Associação passa a chamar-se Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas Brasileiras. Em 1944, a denominação foi mudada para Associação de Enfermeiras Diplomadas, passando à denominação Associação Brasileira de Enfermagem, desde 1954. Portanto, o pioneirismo histórico da EEAN se reflete, também, na principal associação científica da Enfermagem.

A EEAN incorporou-se à Universidade do Brasil em 1937. Integra o Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) cujas finalidades são: gerar e difundir conhecimentos, garantindo os padrões elevados de qualidade e equidade; formar e aperfeiçoar o profissional de enfermagem (Graduação e Pós-Graduação), promovendo a formação humanística do cidadão com capacidade crítica frente à sociedade e ao Estado; promover o desenvolvimento técnico, científico, econômico, social, artístico e cultural; estimular o conhecimento e a busca de soluções de problemas do mundo contemporâneo, em particular os regionais, nacionais e internacionais; desenvolver pesquisa científica; promover a extensão; divulgar e promover a transferência de conhecimentos à comunidade.

Aplica a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; integração permanente com a sociedade, com o mundo do trabalho e com os demais níveis e graus de ensino; igualdade de condições para o acesso e permanência discente na Instituição; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte, a cultura e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; garantia de qualidade acadêmica; gestão democrática e colegiada; eficiência, probidade e racionalização na gestão de recursos; e, valorização profissional dos docentes e técnico-administrativos. Estes princípios norteadores da instituição prevalecem no ensino-pesquisa de pós-graduação stricto sensu, orientando a proposta do Programa de Pós-Graduação (PPG).

Na gestão de Elvira de F Souza, Professora Titular do Departamento de Enfermagem Fundamental, Professora Emérita da UFRJ, a EEAN iniciou a formação Stricto-Sensu em Enfermagem no país (1972), com o curso credenciado com a aprovação do Parecer nº 1 do Conselho Federal de Educação 1723/73. A 1ª coordenadora foi Maria Dolores L de Andrade, Professora Titular do Departamento de Metodologia da Enfermagem, Professora Emérita da UFRJ.

A área de concentração do curso, na sua fundação, era Enfermagem Fundamental, abarcando os Procedimentos, Teorias de Enfermagem e Metodologia de Ensino, com vistas a oferecer oportunidades a graduados em enfermagem, para aprofundar conhecimentos, ampliar os níveis de competência e as habilidades profissionais, abrangendo de forma integrada o ensino, a pesquisa e a assistência de enfermagem. As primeiras defesas ocorreram no dia 20/5/1975, e as pioneiras foram: Lygia Paim, Ana Maria Palermo e Ieda de A Barreira.

O Curso de Doutorado, o 3º do Brasil, foi implantado em 1989. A 1ª defesa ocorreu em 12/8/1992, por Ieda de A Barreira, Professora Titular do Departamento de Enfermagem Fundamental, sendo esta a 1ª tese em História da Enfermagem Brasileira.

No período de 1983 a 1990, a área de concentração foi ampliada, agregando a Metodologia de Enfermagem, abarcando a Administração do Ensino e da Assistência de Enfermagem; e a Enfermagem Assistencial, com três núcleos, incluindo-se a Enfermagem Psiquiátrica, a Enfermagem Médico-Cirúrgica e a Enfermagem em Saúde da Comunidade.

De 1991 a 1996, como resultado do 5º Seminário de Avaliação do Curso de Mestrado, fez-se a avaliação das áreas de concentração e realinhou-se para Enfermagem e mudança social; A enfermagem no contexto da saúde; A enfermagem e seus clientes: ensino/assistência.

Em 1996, com a discussão da organização dos PPG em Linhas de Pesquisa, o Programa investiu em 6 Linhas: Enfermagem e sociedade; O saber da enfermagem e suas dimensões teóricas e práticas; A enfermagem e a saúde dos grupos humanos; História da Enfermagem Brasileira; Saúde da Mulher; Estudos Comparados Latino-Americanos. A ampliação do número de doutores e o avanço das discussões determinaram o investimento na organização dos docentes e de suas produções em Núcleos de Pesquisa, ampliando-se as linhas.

Em 2000 já havia 9 Núcleos de Pesquisa na instituição que se responsabilizavam pelo desenvolvimento das Linhas de Pesquisa do PPG. Em 2013 foi criado mais um núcleo. Na atualidade, o PPG apresenta 9 linhas de pesquisa: Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Enfermagem em Saúde Coletiva, Enfermagem em Saúde da Criança e do adolescente, Enfermagem em Saúde da mulher, Enfermagem em Saúde mental, Enfermagem Hospitalar, Fundamentos do Cuidado de enfermagem, Gestão em saúde e Exercício profissional em enfermagem, História da Enfermagem brasileira.

Em 2019 o PPG celebrou 47 anos de sólida trajetória, contabilizando, desde a sua primeira titulação, em 1975, 914 mestres; e desde a sua primeira titulação de doutor, em 1992, 444 doutores, qualificando enfermeiros para todas as regiões do país por meio do atendimento de candidatos que participam dos processos seletivos amplamente divulgados e também por convênios e projetos firmados em atenção às políticas públicas indutoras (MINTER, DINTER, PQI, Convênios de Extensão, Pró-Ensino na Saúde, PROCAD e outras modalidades de redes solidárias institucionais). Sendo assim, o PPG vem contribuindo com a formação de mestres e doutores que, ao retornarem às suas instituições, impulsionaram a pesquisa e iniciaram a implantação de Programas de Pós-Graduação, tanto acadêmicos quanto profissionais.