Escola Anna Nery | Pós-Graduação

Linhas de Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Enfermagem no Contexto Brasileiro
 
LINHAS DE PESQUISA
-  História da Enfermagem Brasileira
Ementa: A enfermagem como prática historicamente determinada. Enfermagem pré-profissional: as ordens católicas, a corporação militar, os discursos médicos. O processo de secularização/laicização da enfermagem na 1ª. República e o advento da enfermagem moderna. Configurações dos cursos e da prática da enfermagem na sociedade brasileira. Estudos comparados com realidades locais, regionais e internacionais. Enfermagem e políticas sociais. A enfermagem como prática social. Impactos do desenvolvimento científico e tecnológico. O processo de cientifização da enfermagem e os cursos de pós-graduação. Raízes da identidade profissional. As questões de gênero, raça, classe social e religião na enfermagem. Atuação das entidades de classe na dinâmica social e política. A prática em História da Enfermagem: objetos de estudo, fontes para a pesquisa, abordagens teórico-metodológicas. O ensino da História da Enfermagem e o desenvolvimento de uma consciência crítica acerca da profissão.
 Docentes
Antonio José de Almeida Filho
Maria Angélica de Almeida Peres
Tânia Cristina Franco Santos
 
Concepções Teóricas, Cuidados Fundamentais e Tecnologias na Enfermagem
Ementa: A ética na enfermagem. O objeto e o campo da ética profissional; fatores econômicos, sociais e ideológicos que interferem no fazer ético; os direitos da pessoa em sua trajetória vital. O corpo como categoria analítica do cuidar e ensinar na enfermagem. O corpo como categoria analítica; procedimentos teóricos, clínicos e interativos próprios da assistência de enfermagem e reabilitação preventiva; enfermagem como arte, prática e ciência na construção do conhecimento; contribuição dos cuidados para o marco conceitual da enfermagem fundamental.O cuidado de enfermagem e as práticas naturais de saúde. Contribuições da tecnologia da enfermagem para o marco conceitual da enfermagem fundamental; enfermagem como arte, prática e ciência na construção do conhecimento.Os paradigmas teóricos e a arte de cuidar.Paradigmas teóricos de enfermagem, contribuições das concepções teóricas para o marco conceitual da enfermagem fundamental; aplicações dos preceitos teóricos no cuidado de enfermagem.
Docentes
Alexandre Barbosa de Oliveira
Glaucia Valente Valadares          
Graciele Oroski Paes
Juliana Faria Campos
Márcia de Assunção Ferreira
Marcia Tereza Luz Lisboa
Marcos Antonio Gomes Brandão
Maria Luiza de Oliveira Teixeira
Marta Sauthier
Neide Aparecida Titonelli Alvim
Rafael Celestino da Silva
 
Enfermagem e Saúde Coletiva
Ementa: Processo de cuidar em enfermagem na saúde coletiva.Teoria e prática de enfermagem no campo Saúde Coletiva; novos modelos assistenciais de enfermagem e Saúde Coletiva; organização e reorganização da rede de serviços à população; processo de trabalho em Saúde Coletiva; teorização de enfermagem e processo de cuidar em Saúde Coletiva. Práticas de cuidar em enfermagem no processo saúde-doença dos grupos humanos. Cuidado de enfermagem aos diversos segmentos da população – crianças, adolescentes, adultos, famílias, grupos especiais (idosos, portadores de dificuldades em nível cognitivo, sensorial, motor e outros) com vistas a responder as necessidades de extensão de cobertura sanitária; integralidade das ações de saúde e o cuidado de enfermagem; tecnologias apropriadas às práticas de cuidar em saúde coletiva; cuidar em saúde coletiva e a humanização do cuidado de enfermagem; aspectos epistemológicos relacionados com a assistência à pesquisa e à produção científica de enfermagem em Saúde Coletiva. Políticas públicas e seu impacto na saúde da população. Processo de formulação e decisão das políticas sociais no âmbito da saúde pública; a inserção do enfermeiro; dinâmica dos processos de formulação de estratégias político-assistenciais no sistema de saúde; as necessidades de saúde; as políticas de saúde e a participação do enfermeiro. Estudos comparados latino-americanos nas áreas de seguridade social.Políticas de saúde e enfermagem de saúde coletiva; educação em saúde na prática de saúde coletiva.

DOCENTES
Ana Inês Sousa
Angela Maria Mendes Abreu
Elizabete Pimenta Araújo Paz
Maria Catarina Salvador da Motta
Maria Helena Nascimento Souza
Regina Célia Gollner Zeitoune
Sheila Nascimento Pereira de Farias 
 
Enfermagem e Saúde do Trabalhador
Ementa: A saúde dos trabalhadores de enfermagem e o trabalho de enfermagem.O trabalho de Enfermagem - contextualização histórica. Subjetividade e sentido do trabalho. Riscos do trabalho. Mercado de trabalho e força de trabalho. Organização dos trabalhadores de Enfermagem. A enfermagem e a saúde do trabalhador. O mundo do trabalho - evolução histórica. Organização política, trabalho e saúde. Estudo das problemáticas econômicas, políticas, sociais e humanas de diferentes grupos de trabalhadores na sociedade. Processo de trabalho e riscos para a saúde do trabalhador. Organização do trabalho.
DOCENTES
Angela Maria Mendes Abreu
Marcia Tereza Luz Lisboa
Regina Célia Gollner Zeitoune
Sheila Nascimento Pereira de Farias
 
Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
Ementa: Políticas públicas e reforma psiquiátrica. Reabilitação Psicossocial. Cuidado de Enfermagem as pessoas em situações de vulnerabilidade. Sofrimento psíquico e seus significados. Cuidado de Enfermagem Psiquiátrica e de saúde mental. Relação interpessoal. Teorias e práticas de cuidado em Enfermagem Psiquiátrica e de saúde mental. 
DOCENTES
Maria Angélica de Almeida Peres
Rosane Mara Pontes de Oliveira Pereira
 
Saúde da Criança e Adolescente
Ementa: Cuidar/Cuidado em Saúde da Criança e Adolescente . As bases filosóficas, teórico-metodológicas, ético-legais e sócio-históricas da saúde da criança e do adolescente no mundo da vida, da família e da comunidade. A estimulação e o desenvolvimento humano .O processo de crescimento e desenvolvimento na infância e adolescência e sua relação com a família e o contexto social. As teorias de desenvolvimento e a formação da personalidade e social da criança e adolescente.Modelos de Ensinar/Educar em Saúde da Criança e Adolescente . Os processos de assistir e de cuidar da criança e adolescente, centrado na família e na comunidade. Os modelos e práticas pedagógicas de educar para o cuidador. O cuidador como foco das práticas em saúde. A Enfermagem e os Novos Grupos Infantis. A determinação de novos grupos infantis no contexto social brasileiro e a definição de políticas públicas com enfoque na qualidade de vida dos sobreviventes das tecnologias e dos riscos sociais. A tecnologia e os conhecimentos científicos no processo de assistir/ cuidar. Atenção à Criança e Família na Saúde Coletiva. A criança no contexto social brasileiro. Os riscos sociais para crianças e adolescentes. O papel do Estado e da Sociedade na definição de políticas públicas de proteção à infância e adolescência. Os determinantes sócioculturais políticos e econômicos que influenciam o bem-estar e a qualidade de vida da criança e adolescente sob os cuidados da enfermagem nos ambientes hospitalar, domiciliar e da coletividade.
DOCENTES
Elisa da Conceição Rodrigues
Isabel Cristina dos santos Oliveira
Ivis Emilia de Oliveira Souza
Ivone Evangelista Cabral
Juliana Rezende Montenegro Medeiros de Moraes
Marialda Moreira Christofell
 
Cuidado de Enfermagem Hospitalar
Ementa: O saber de enfermagem hospitalar.Investigações sobre a produção e síntese do conhecimento. Estudos sobre as articulações entre a Filosofia da Ciência e a Enfermagem Hospitalar: ensaios empírico-epistemológicos. Pesquisa sobre o enfoque de totalidade do conhecimento da área.Hospital, tecnologia e enfermagem hospitalar.Investigações sobre inovações de tecnologia. Estudos sobre técnica de enfermagem e procedimentos específicos e especializados. Pesquisa dos avanços tecnológicos relativos aos cuidados de enfermagem especializados e à adequação e utilização de equipamentos tecnológicos para a sustentação da vida.Cuidado de enfermagem hospitalar.Investigações sobre as dimensões do cuidado de enfermagem para clientes, em diversos cenários hospitalares – enfoques instrumental/ expressivo, objetivo/ subjetivo, individual/ grupal. Estudos sobre modelos e práticas de cuidado de enfermagem para clientela, em diferentes especialidades hospitalares – o processo de enfermagem com diversas perspectivas e práticas alternativas de cuidar. Pesquisas sobre a análise dos clientes hospitalizados, em situações que demandam cuidados especializados. Extensão das ações de Enfermagem Hospitalar - visita e cuidado domiciliar.Enfermagem hospitalar e seus profissionais. Investigação sobre o trabalho em saúde e a Enfermagem Hospitalar. Estudo sobre a divisão social e técnica do trabalho de enfermagem no âmbito do hospital: poder, classe e gênero. Pesquisas sobre a prática profissional, as condições e relações de trabalho na prática hospitalar.. Investigações sobre a identidade profissional da enfermeira. 
Docente
Isaura Setenta Porto
Jaqueline da Silva
Lys Eiras Cameron
Maria José Coelho
Silvia Teresa Carvalho de Araújo
 
Educação e Saúde em Enfermagem
Ementa: Políticas Públicas em Educação e Exercício da Enfermagem. Processo pedagógico. Educação continuada/permanente. Ações educativas para saúde. Comunicação e nexos com ensino e prática. Habilidades e competências para o ensino e exercício da Enfermagem.
Docente
Ann Mary Machado  Machado Tinoco Feitosa Rosas
Maria Soledade Simeão dos Santos
Maria Manuela Vila Nova Cardoso
 
Gestão em Saúde e Exercício Profissional de Enfermagem
Ementa: Recursos humanos, liderança, modelos e tecnologias de gestão da enfermagem. Gerência da estrutura, processo e resultados do cuidar. Acreditação e gestão de qualidade. Comunicação e os nexos com a gerência e exercício profissional. Administração acadêmica 
Docentes
Josete Luzia Leite
Ítalo Rodolfo Silva
Marcelle Miranda da Silva
Marléa Chagas Moreira
Marluci Andrade Conceição Stipp
 
Enfermagem e Saúde da Mulher
Ementa: : Políticas de saúde da mulher e modelos de assistir e ensinar em saúde da mulher. As políticas de saúde da mulher, suas determinações históricas, condicionamentos sócio-econômicos e culturais. Os modelos de assistência em saúde da mulher e os programas especiais. Fundamentos teóricos e práticas operacionais. O ensino de enfermagem em saúde da mulher. Fundamentos filosóficos e práticas curriculares. A dinâmica entre as propostas governamentais e as necessidades e demandas sociais. O cotidiano de saúde da mulher: experiência e vivências. A mulher enquanto pessoa diante dos fatos e dos fenômenos do cotidiano, vivências e experiências e as questões da saúde e doença. Discussão da problemática compreensiva. Reflexos e reflexões para a enfermagem e para a área de saúde. A mulher e a maternidade em situações especiais. Questões teóricas e conceituais da maternagem. Reflexões sobre as condições inerentes às situações especiais envolvendo mãe e filho. Compreensão dos distúrbios mais freqüentes da maternagem. Concepções educacionais e psicossociais da maternidade. Reflexões sobre anormalidades no período perinatal. Investigação sobre a qualidade da assistência à saúde da mulher no ciclo grávido-puerperal e de modelos determinados nos padrões de qualidade total e da qualidade da assistência de enfermagem e da saúde integral à mulher. Estudo sobre a violência contra as mulheres e modelos de atendimento pelos profissionais de saúde
Docentes
Ana Beatriz Azevedo Queiroz
Ivis Emilia de Oliveira Souza
Maria Antonieta Rubio Tyrrell
Maria Aparecida Vasconcelos Moura
 
 
 
 

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