Escola Anna Nery | Pós-Graduação

Ementa das disciplinas obrigatórias doutorado

Nome da disciplina

Código

Créditos

Ementa aprovada em oficina de setembro de 2015

Pensamento Contemporâneo II

ENW 850

5,0

Tradição Filosófica, Pensamento Contemporâneo e aplicação na saúde e na enfermagem. A posição ontológica, paradigmática e epistemológica em saúde e na enfermagem. O pensamento filosófico, os metaparadigmas da enfermagem, os desdobramentos para o saber/fazer e a pesquisa..O Método Quadripolar na produção do conhecimento. Linguagem nas Teorias Contemporâneas. Critérios de Cientificidade. Concepções pós-modernas e as ciências. Science Study e o panorama na ciência. Crítica da produção científica.

Métodos e técnicas em Pesquisa

ENW 809

5,0

Prioridades e tendências da pesquisa de enfermagem e saúde global. Bases epistemológica, teórica , metodológica e morfológica. Aspectos éticos em pesquisa. Desenhos complexos de pesquisa. Tipos de pesquisa e etapas metodológicas. Fontes de dados - tipos, validade e fidedignidade. Coleta e tratamento de dados. Análise, interpretação e confiabilidade de resultados. Produção, consumo, difusão e transferência de conhecimento.

Enfermagem, Saúde  e Sociedade

ENW 814

5,0

As profissões de saúde como prática social. Desenvolvimento da enfermagem e da saúde nos contextos nacional e internacional. Inserção dos profissionais de saúde nas organizações da sociedade.. Divisão social do trabalho de enfermagem e suas implicações na organização das práticas de saúde. Políticas Sociais e de Saúde no contexto dos Sistemas de Saúde.

O saber da Enfermagem e suas dimensões Teóricas e Práticas

ENW 815

5,0

O pensamento Nightingaleano como marco orientador do modelo de saúde ambientalista e humanista. Epistemologia da saúde e do cuidado de enfermagem. O cuidado como objeto da prática profissional de enfermagem. A crítica dos modelos assistenciais, de gestão e de ensino em enfermagem e saúde Expressões do cuidado em saúde: técnico, tecnológico, clínico e interativo. Cuidado de enfermagem e de saúde baseado em evidências.

A Enfermagem e a Saúde dos Grupos Populacionais

ENW 816

5,0

Questões de saúde e doença de grupos populacionais nos  diferentes contextos sócio-políticos nacionais e internacionais. Políticas públicas de proteção social. Linhas de cuidado em saúde e implicações na prática de enfermagem. Transculturalidade dos cuidados em saúde e em enfermagem. Vulnerabilidade e riscos em saúde.  

História da Enfermagem e da Saúde

ENE 839

5,0

A institucionalização da enfermagem na sociedade brasileira e sua inserção nos campos da educação e da saúde. O movimento de secularização do ensino e da prática da enfermagem e suas relações com as Políticas de Educação e de Saúde. Raízes da identidade profissional. A enfermagem como prática social historicamente determinada. O processo de pesquisa histórica.

Problemática, Fontes e Métodos da Pesquisa em Saúde da Mulher

ENW847

5,0

Panorama epidemiológico e sóciodemografico de saúde da mulher na perspectiva nacional e internacional. Questões teóricas e epistemológicas na perspectiva dos direitos humanos, reprodutivos e de cidadania. A questão de gênero e a evolução das relações entre a mulher e a sociedade. Fontes e abordagens metodológicas para desenvolvimento da pesquisa na área da saúde da mulher.

Oficina de Elaboração de Tese

ENW846

5,0

Posição ontológica, paradigmática e epistemológica  na construção do conhecimento de  Enfermagem e sua articulação á elaboração do Projeto.  Discussão das bases conceituais,  teóricas e metodológicas. Contribuição do Projeto para a produção do conhecimento de Enfermagem e da Saúde vinculada às Linhas de Pesquisa do PPG/EEAN.

Defesa Tese Doutorado I

ENW 831

2,0

Contribuiçâo ao estado da arte do conhecimento na especificidade doobjeto de estudo. Testagem dos instrumentos de coleta de dados. Início do processo da pesquisa.

Defesa Tese Doutorado II

ENW 832

3,0

Processo de execução da pesquisa e de elaboração de manuscrito para publicação.

Defesa TeseDoutorado III

ENW 833

3,0

Processo de execução da pesquisa e analise e discussão preliminar de resultados. Elaboração de manuscritos para publicação. Apresentação de relatório preliminar da tese.

Defesa Tese Doutorado IV

ENW834

6,0

Contribuição teórica e metodológica original ou inovadora para o conhecimento de enfermagem e de Saúde, correlacionada à área de concentração e a uma das linhas de pesquisa do PPG/EEAN. Elaboração de manuscrito para publicação.

Defesa Tese Doutorado V

ENW835

6,0

Contribuiçâo teórica e metodológica original ou inovadora para o conhecimento de enfermagem e da Saúde, correlacionada à área de concetração e a uma das linhas de pesquisa do PPG/EEAN, visando à elaboraçâo do relatório final e defes de tese de doutorado. elaboração de manuscrito para publicação.

Pesquisa Tese Doutorado

ENW808

0,0

Trabalho de Pesquisa, sob supervisão  do orientador. Obrigatória a alunos com créditos de disciplinas já concluídos e que pretendem apresentar e defender a tese para obtenção do grau de doutor em Enfermagem. 

Tópicos Especiais em Enfermagem

ENW 820

5,0

Atividades de estudo-trabalho que contribua para o desenvolvimento da ciência e tecnologia em enfermagem e saúde. Elaboração de artigos, participação em eventos científicos, elaboração de materiais de divulgação cientifica,  socialização e popularização da ciência.

Tópicos Avançados em Enfermagem

ENW 821

5,0

Redação de trabalhos científicos na enfermagem e saúde com vistas a contribuir para a ampliação do corpo de conhecimento da profissão. A pesquisa em áreas correlatas à enfermagem.

Programa de Aperfeiçoamento Didático

ENW 819

3,0

Atividades didáticas de natureza aplicada contemplando experiências e vivências pedagógicas de ensino superior no campo da formação, da pesquisa e da extensão. Análise crítica do Processo de Formação na área da saúde.

Programa Avançado de Aperfeiçoamento Didático  

ENW 822

2,0

Atividades didáticas de natureza aplicada contemplando experiências e vivências pedagógicas de ensino superior no campo da formação, da pesquisa e da extensão. Análise crítica do Processo de Formação na área da saúde e proposição de intervenção.

Análise Crítica de Fontes para Pesquisa em História da Enfermagem e da Saúde

ENE 840

5,0

Metodologia da Pesquisa Histórica. As profissões de saúde e suas representações. A construção social do real na enfermagem e na saúde. O individual e o coletivo; o subjetivo e o objetivo; o simbólico e o ideológico como objeto de pesquisa em enfermagem e saúde.

© Copyright 2019 - Escola de Enfermagem Anna Nery - Pós-Graduação