Membros:
▸ Professora Dra. Ana Beatriz de Azevedo Queiroz (Coordenadora)
▸ Professora Dra. Juliana Rezende Montenegro Medeiros de Moraes
▸ Professora Dra. Regina Célia Gollner Zeitoune
▸ Doutorando Kayo Henrique Jardel Feitosa Sousa
A Política de Acompanhamento de Discentes com matrícula ativa e regular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem (PPGEnf) da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ) tem por objetivo promover um acompanhamento acadêmico contínuo do discente até este tornar-se egresso, possibilitando, a partir disso, a avaliação dos indicadores do processo de formação do Mestre e Doutor no Programa e o desenvolvimento de ações para promover melhorias neste processo. Na referida Política, são indicadores de acompanhamento a Autoavaliação discente, a Avaliação do Programa e os dados de Desempenho discente e da sua produção científica e tecnológica ao longo do curso. Dentre os critérios para a análise do desempenho acadêmico dos Mestrandos e Doutorandos destacam-se as disciplinas cursadas, o atendimento aos prazos regulamentares, a produção científica e tecnológica, nas diferentes etapas dos cursos; e para a avaliação do PPGEnf a análise da adequabilidade, segundo os discentes, das disciplinas obrigatórias e eletivas, fundamentação teórica do curso, estratégias pedagógicas, equipe docente, orientação, oportunidades acadêmicas oferecidas pelo Programa e avaliação do processo de formação, em âmbito geral. Os objetivos específicos, as estratégias para alcance destes e as metas estão apresentadas no Quadro 1:
Objetivos específicos | Estratégias | Metas | Atividades |
1 › Avaliar o desempenho do discente durante o Curso de Mestrado e Doutorado em relação às disciplinas, atendimentos aos prazos regulamentares, produção científica e de tecnologias. | ▸ Relatório Semestral disponibilizado no Google forms | ▸ Ter os estudantes atendendo os prazos e exigências do Programa sem comprometer os prazos de integralização e a avaliação global do Programa. |
▸ Atualização das informações do formulário de relatório semestral, organização no formato Google forms; ▸ Disponibilização do formulário aos discentes a partir de 2020.2; ▸ Análise das informações coletadas semestralmente. |
▸ Mapa de Acompanhamento da situação acadêmica dos mestrandos e doutorandos | ▸ Manter o Mapa 100% atualizado. |
▸ Modernização do Mapa de Acompanhamento da situação acadêmica dos Mestrandos e doutorandos (inserido no Excel e no Drive) a partir de 2020.2. ▸ Acompanhamento das informações dos discentes junto à secretaria acadêmica do PPG e CEPGPEn |
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▸ Reunião de Acompanhamento Individual de Discentes com pendências acadêmicas e dificuldades no atendimento aos prazos de integralização do Curso e às exigências do Regulamento; e para resolução de situações de orientação, entre outras. |
▸ Atender 100% das demandas de reuniões; ▸ Registrar em Ata as reuniões e encaminhamentos. |
▸ Iniciar o acompanhamento individual, por via remota a partir de 2020.2, tornando-o presencial tão logo normalizado o funcionamento da EEAN/PPG. ▸ Identificar, a partir da análise do mapa de acompanhamento, as situações que requerem intervenção da CADE; |
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2 › Manter comunicação permanente com os discentes e fortalecer o vínculo institucional. | ▸ Recepção dos Calouros e Integração Acadêmica. | ▸ Sempre que houver ingresso no PPGEnf. | ▸ Realizar atividade de integração dos discentes a cada início de semestre letivo a partir de Agosto/2020. |
▸ Reunião Semestral (presencial ou virtual) com os Discentes. | ▸ Todo final do semestre letivo. |
▸ Realizar reunião semestral com os discentes a partir do segundo semestre de 2020. ▸ Fornecimento de informações e orientações acadêmicas semestrais |
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▸ Criação de email da CADE. | ▸ Criar em 2020/1 |
▸ Criado e-mail da CADE. (ppgenfcade@gmail.com) ▸ Estabelecer comunicação com os discentes e orientadores via email conforme demandas acadêmicas; |
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▸ Criação de grupo do aplicativo WhatsApp por curso/ano do ingresso | ▸ Sempre que houver ingresso, e retroativo às turmas anteriores a 2020.1. |
▸ Criado grupo de WhatsApp para discentes 2020.1 e demais turmas de mestrado e doutorado; ▸ Estabelecer comunicação com os discentes e orientadores via mensagem de grupo conforme demandas acadêmicas; |
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3 › Acompanhar a produção acadêmico-científica do Discente. | ▸ Relatório Semestral (serão coletadas informações que possibilitem sistematizar e analisar quanti e qualitativamente os dados relativos às produções dos discentes). | ▸ Coletar os dados , sistematizar as informações e acompanhar a produção dos estudantes através do Relatório Semestral |
▸ Atualização do formulário de relatório semestral, com inclusão de informações relativas às produções discentes; ▸ Disponibilização aos discentes a partir de 2020.2 no formato Google forms; ▸ Análise das informações semestrais a partir de 2020.2. |
4 › Acompanhar os fatores facilitadores e dificultadores do processo de formação do Mestre e Doutor no Programa. | ▸ Reunião Semestral (presencial ou virtual) ou conforme demandas individuais |
▸ Realizar reunião de acompanhamento todo final de semestre letivo. ▸ Registrar em Ata as reuniões e encaminhamentos. |
▸ Iniciar as reuniões de acompanhamento a partir de 2020.2; ▸ Levantar os fatores facilitadores e dificultadores a partir da reunião com os estudantes e conhecimento das demandas subjetivas |
▸ Relatório Semestral |
▸ Ter 100% dos Relatórios Semestrais processados, tabulados e analisados. ▸ Apresentar os dados em reuniões do Colegiado. |
▸ Atualização do formulário de relatório semestral, com informações sobre o acompanhamento discente acerca das dificuldades e facilidades. ▸ Disponibilizar ao final de cada semestre os dados analisados sobre o acompanhamento discente; ▸ Análise dos dados quanto às facilidades e dificuldades |
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5 › Avaliar indicadores que subsidiem a proposição das ações de desenvolvimento e melhorias do Programa. |
▸ Relatório Semestral - Instrumento de Avaliação de Final de Curso (ao solicitar banca de defesa final) |
▸ Ter as informações relacionadas ao acompanhamento de discentes e suas produções analisadas ao final de cada semestre |
▸ Atualização do formulário de relatório semestral; ▸ Atualização do Instrumento de Avaliação Final de Curso; ▸ Análise dos indicadores semestrais com apresentação à coordenação do PPG |
6 › Intermediar o processo de orientação (discente-orientador). | ▸ Reunião Semestral com Orientadores, ou por solicitação individual (presencial ou virtual). | ▸ Garantir comunicação ativa entre discentes, orientadores e CADE, com vistas ao bom andamento do processo de orientação, o cumprimento dos prazos de integralização e a otimização da produção científica. |
▸ Disponibilizar o email de contato da CADE aos discentes e orientadores; ▸ Divulgar entre docentes e discentes as diretrizes da presente política de acompanhamento discente |
7 › Manter comunicação permanente com os docentes. | ▸ Reunião no final do semestre com os docentes. |
▸ Garantir a realização da reunião de acordo com o cronograma semestral; ▸ Resolução das situações acadêmicas trazidas pelos docentes |
▸ Iniciar e manter as reuniões regulares a partir de dezembro de 2020; ▸ Levantamento de demandas acadêmicas junto aos docentes e resolução dos potenciais problemas. |
Para a garantia de avaliação do processo de formação do Mestre e Doutor no PPGEnf da EEAN/UFRJ pelo concluinte, delineou-se uma estratégia específica a esse grupo de discentes. Na referida política são considerados concluintes os discentes que estão em fase de defesa final da Dissertação ou Tese. A avaliação feita por esses discentes se refere às disciplinas obrigatórias e eletivas cursadas, fundamentação teórica do curso, estratégias pedagógicas, equipe docente, processo de orientação, oportunidades acadêmicas oferecidas e avaliação global do Programa. Os objetivos específicos, as estratégias para alcance dos objetivos, as metas estão apresentadas no Quadro 2:
Objetivos específicos | Estratégias | Metas | Atividades |
1 › Avaliar indicadores que subsidiem as ações de desenvolvimento de melhorias do Programa. | ▸ Avaliação de Final de Curso (ao solicitar banca de defesa final). | ▸ Todos os concluintes farão avaliação do PPG para a solicitação das Bancas de Defesas. |
▸ Revisar o instrumento de avaliação final do curso; ▸ Disponibilizar aos concluintes; ▸Tabular os dados de avaliação do PPG da EEAN. |
A Política de Acompanhamento de Egressos do PPGEnf da EEAN/UFRJ tem como objetivo captar as contribuições do PPGEnf da EEAN/UFRJ para o avanço acadêmico-profissional do egresso (formação nos últimos cinco anos), com vistas a demonstrar os impactos educacionais, sociais, tecnológicos, profissionais, econômicos da formação no PPG. Na referida Política são consideradas as inserções relevantes dos Mestres e Doutores a partir de sua titulação, bem como suas conquistas profissionais, tais como financiamentos, representações, cargos de chefia/coordenações, premiações de produções científicas e tecnológicas relacionadas à Dissertação/Tese, docência de ensino superior em nível de graduação e pós-graduação, dentre outras inserções relevantes. Os objetivos específicos, as estratégias para alcance dos objetivos, as metas estão apresentadas no Quadro 3:
Objetivos específicos | Estratégias | Metas | Atividades |
1 › Manter comunicação permanente com os egressos do PPG e o vínculo institucional. |
▸ Criação de email da CADE. | ▸ Criar em 2020/1 |
▸ Criado e-mail da CADE. (ppgenfcade@gmail.com); ▸ Estabelecer comunicações com os egressos, conforme ano/turma de formação para o levantamento das informações |
▸ Criação de grupo de email por curso/ano egressos. | ▸ Ter grupos de egressos dos últimos cinco anos acompanhados via email. |
▸ Criado grupo de email para egressos; ▸ Estabelecer comunicação com as turmas dos egressos conforme ano; |
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2 › Acompanhar a inserção acadêmica, científica e profissional do egresso (últimos 5 anos) |
▸ Formulário no formato Google Forms para a coleta, sistematização e análise quanti e qualitativa das informações de inserção dos egressos. ▸ Agregar informações a partir do Currículo registrado na Plataforma Lattes. ▸ Comunicação com egresso através de redes e mídias sociais (whatsapp, Instagram, Facebook) ▸ Entrevista Virtual para preenchimento anual do formulário do egresso. |
▸ Ter informações da inserção acadêmico, científica e profissional coletadas e sistematizadas de 80% ou mais dos egressos do PPG dos últimos cinco anos |
▸ Manter atualizada as informações do formulário de coleta de dados dos Egressos; ▸ Disponibilizar os formulários aos egressos dos últimos cinco anos; ▸ Acompanhar os registros do Currículo Lattes dos egressos dos últimos cinco anos; ▸ Estabelecer contato com os egressos via mídias sociais; - Planejar as entrevistas a partir de 2021; ▸ Organizar os dados dos egressos; |
3 › Selecionar egressos de destaque no PPG e dar visibilidade à sua inserção profissional/produções |
▸ Solicitar informações de destaque dos egressos junto ao orientador e grupos de pesquisa através dos relatórios docentes ▸ Buscar informações de destaque dos egressos na plataforma lattes e a partir da análise dos formulários dos egressos. |
▸ Ter de 5-10 egressos de destaque nas atividades de produção técnico-científica, projeção profissional e social |
▸ Selecionar ao final de cada quadriênio; ▸ Dar visibilidade no site e mídias do PPG dos egressos de destaque e suas produções/projeções. |
4 › Manter comunicação permanente com os docentes a fim de contribuir com a obtenção dos dados dos egressos. |
▸ Reunião no final do semestre com os docentes que possuem egressos. ▸ Relatório docente anual |
▸ Garantir a realização da reunião docente de acordo com o cronograma; ▸ Ter informações coletadas sobre os egressos com os docentes anualmente. |
▸ Iniciar as reuniões docentes a partir de 2020.2; ▸ Coletar informações sobre os egressos com os docentes a partir do relatório de 2020. |
5 › Dar visibilidade à produção técnica e científica dos egressos |
▸ Criação de link na página do PPG para inclusão da produção dos egressos e vinculação de teses e dissertações defendidas ao repositório Minerva da UFRJ. ▸ Divulgação da produção técnico-científica do egresso nas redes sociais do programa (Facebook, Instagram) e site |
▸ Inclusão das informações no site e redes sociais do programa sobre os egressos. | ▸ Iniciar a modernização do site do PPG e das mídias sociais com vistas a divulgar a produção dos egressos. |