2020

 

RESUMO
Objetivo: desenvolver um modelo de máscara de tecido, com aplicação do elemento filtrante em celulose, para fins de utilização como barreira física segura para aerossóis, como estratégia de resposta emergencial à pandemia provocada pelo SARS-CoV-2.

Método: pesquisa laboratorial realizada por meio de protótipos, testagens empíricas e análises e discussões junto a expertises.

Resultado: a condução da pesquisa demonstrou que os aerossóis são retidos pela barreira física de celulose introduzida à estrutura das máscaras, o que motivou a segunda fase do estudo em unidade da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos de Saúde sobre a eficácia desses materiais.

Conclusão: a confecção de máscaras de tecido é um fenômeno mundial importante e urgente frente à pandemia da COVID-19. Em função da crise de abastecimento e dos parâmetros ressaltados neste estudo, acredita-se que o uso desse equipamento possa ser estendido a setores não críticos de unidades de saúde, além da população em geral.

Descritores: Desastres; Infecções por Coronavírus; Equipamento de Proteção Individual; Máscaras.

Referência: Risi LR, Oliveira AB, Bernardes MMR, Ramos R, Moutinho ECVS, Passos AC. Rev enferm UERJ. 2020; 28:e51476.
Doi: http://dx.doi.org
RESUMO
Objetivo: apresentar argumentos reflexivos sobre as medidas de aceleração da formação de enfermeiros e inserção precoce no sistema de saúde durante a pandemia da COVID-19.

Método: texto analítico, teórico-reflexivo, baseado no construto central - conhecimento de enfermagem - cuja estrutura teórica de referência se formou por dois dos padrões fundamentais de conhecimento, na perspectiva de Chinn & Kramer: o ético e o empírico.

Resultados: enfermeiros recém-egressos, em processo de formação acelerada, terão poucos recursos disponíveis do padrão empírico de conhecimento, tanto pelo reduzido arcabouço de evidências de conhecimentos, quanto pela dificuldade para lidar com mecanismos que são, muitas vezes, desconhecidos. Por não disporem de níveis de conhecimento clínico, como o desenvolvido nas aplicações da experiência prática, os recém-graduados poderão se confrontar com situações que impactarão no padrão de conhecimento ético.

Conclusão: a aceleração da formação de estudantes de enfermagem e sua inserção no sistema de saúde na atual situação de pandemia deve ser vista com cautela, pois os riscos são elevados, tanto do ponto de vista da tomada de decisão clínica, quanto do ponto de vista do enfrentamento de dilemas e problemas éticos.

Descritores: Infecções por Corona Vírus. Pandemias. Educação em enfermagem. Estudantes de enfermagem. Conhecimento.

Referência: Peres MAA, Brandão MAG, Aperibense PGGS, Lacerda AC, Paim L, Ferreira MA. Enfrentamento da COVID-19: o que não pode ser relativizado na educação superior em enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2020; 29:e20200236.
Disponível emhttps://doi.org
RESUMO
Objetivo: apresentar o processo de produção de mídias interativas para compor uma plataforma organizacional sobre procedimentos técnicos em Centro de Material e Esterilização.

Método: pesquisa aplicada de produção tecnológica realizada no Instituto Nacional de Referências em Atendimento Clínico-Cirúrgico a Crianças, Adolescentes e Mulheres, Rio de Janeiro (Brasil). Procedimentos para alcance dos objetivos foram organizados em cinco etapas, desenvolvidas no período de março a agosto de 2017: levantamento de material bibliográfico; escolha dos procedimentos e rotinas técnicas; criação das saídas para produção das mídias com recursos para produção de fotografias e filmagens, tendo em vista criação de animações das imagens; revisão e avaliação da produção por colaboradores das equipes do Centro de Material e Esterilização; escolha do dispositivo de suporte no qual as mídias (em áudio e vídeo) foram disponibilizadas para consulta dos colaboradores para livre acesso no setor.

Resultados: foram criados 60 vídeos interativos, a partir de procedimentos adotados em rotinas práticas, baseados em Resoluções Colegiadas e normativas ligadas à temática e à qualidade da instituição.

Conclusão: a criação das saídas interativas solucionou, de forma inovadora, a carência e o dispêndio financeiro, além de otimizar os recursos utilizados em treinamentos, procedimentos e atividades de rotina ligadas à realidade do Centro de Material e Esterilização.

Descritores: Enfermagem. Tecnologia da informação. Esterilização. Informática em enfermagem. Gestão.

Referência: Pezzi MCS, Stipp MAC, Silva IR, Chagas MC. Desenvolvimento de um protótipo instrucional para procedimentos técnicos em Centro de Material e Esterilização. Texto Contexto Enferm. 2020; 29:e20190047.
Disponível em: https://doi.org

2019

RESUMO
Objetivo: analisar o uso do uniforme de aluna como estratégia de formação da identidade profissional da enfermeira diplomada pela Escola de Enfermagem Anna Nery, nas décadas de 1950-1960.

Método: estudo sócio-histórico, cujas fontes foram documentos da época e entrevistas realizadas pela técnica da história oral temática com sete ex-alunas da Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de janeiro, Brasil. O conceito de identidade de Claude Dubar subsidiou a discussão dos dados.

Resultados: o uniforme nivelava as estudantes, igualando-as e definindo um padrão de comportamento a ser seguido. Também as diferenciava hierarquicamente e era um objeto incluso na avaliação durante o curso.

Conclusão: o uniforme foi uma estratégia determinante da identidade profissional durante o cotidiano no curso, pois, na visão das ex-alunas, era um elemento que demarcava posições e comportamentos deste grupo, permitindo compreender os possíveis papéis da enfermeira diplomada na sociedade à época.

Descritores: História da enfermagem. Enfermeiras e enfermeiros. Vestuário. Cultura. Socialização. Escolha da profissão.

Referência: Aperibense PGGS, Silva CPG, Santos TCF, Almeida Filho AJ, Nelson S, Peres MAA. The uniform of nursing students: a strategy for the construction of professional identity (1950-1960). Texto Contexto Enferm. 2019; 28:e20170593.
Doi: http://dx.doi.org
RESUMO
Objetivo: Discutir a contribuição das teorias de enfermagem na ampliação conceitual de boas práticas da área para a construção do Sistema Único de Saúde (SUS).

Método: Produção teórica de reflexão, sustentada no referencial neomodernista da filosofia da ciência.

Resultados: Aborda-se o conhecimento e os compromissos políticos, epistemológicos e sociais da enfermagem, destacando as relações das teorias com as boas práticas na construção e aplicação dos conhecimentos da área no âmbito do sistema de saúde brasileiro. Reflete-se como as teorias de médio alcance podem auxiliar na resolução de dicotomias entre disciplina, teoria, prática, produtores e consumidores do conhecimento.

Conclusão: Apresentam-se reflexões originais de contribuições do conhecimento disciplinar e profissional das teorias de enfermagem para a construção do SUS, defendendo-se uma construção pela parceria academia-serviço, na qual as teorias passam a ser incorporadas a uma nova conceituação de boas práticas de enfermagem alinhada a princípios neomodernistas da ciência.

Descritores: Modelos Teóricos; Teoria de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Sistema Único de Saúde; Padrões de Prática em Enfermagem.

Referência: Brandão MAG, Barros ALBL, Primo CC, Bispo GS, Lopes ROP. Nursing theories in the conceptual expansion of nursing practices. Rev Bras Enferm. 2019;72(2):577-81.
Doi: http://dx.doi.org
ABSTRACT
Aim: To examine situations of vulnerability to human papillomavirus in the social representations of young women.

Background: Human papillomavirus is one of the most frequent sexually transmitted infections among women and constitutes a serious health problem among youth. This problem is embedded in psychosocial issues that promote situations of vulnerability and affect attitudes and behaviour in relation to prevention.

Methods: Qualitative study based on the theory of social representations, conducted among 64 female students in a high school in the city of Rio de Janeiro, Brazil. The study used personal semi‐structured interviews, with a lexical analysis by Alceste 2010 software.

Findings: The inefficacy of information on the human papillomavirus pointed out individual and social vulnerabilities, and showed relationships between the difficulty of access and the perception of low quality in public health services, which also promotes institutional vulnerability.

Discussion: The representation of vulnerability to human papillomavirus infection is associated, not only with individual behaviours related to sexuality and gender identity but also to social and institutional conditions involving insufficient information and low quality of and ineffective access to public health services.

Conclusion: Situations of vulnerability of young women to human papillomavirus infection influence ways of thinking and acting, when they generate feelings and behaviours that put them at risk. The social representations provided knowledge about how the participants appropriated consensual and reified universes in relation to vulnerability, influencing care and awareness of prevention. Implication for nursing and health policy: Situations of vulnerability, whether individual, social or institutional, warrant the attention of nurses and should be prioritized as public health policy goals to reduce the number of cases of human papillomavirus infection among younger women.

Referência: Carvalho MCMP, Queiroz ABA, Ferreira MA, Moura MAV. Ineffectiveness of information and access to health services: vulnerability to Human Papillomavirus. Int Nurs Rev. 2019; 66(2):280-289.
Doi: 10.1111/inr.12500.

2018


Abstract: Children with HIV are dependent on taking continuous medication and care, and family preparation is required when disclosing HIV. This study aimed to unveil families’ experiences with HIV disclosure to children under 13 years old. Eight family members who have disclosed HIV to seropositive children were interviewed in‐depth and individually. The fieldwork took place at a public paediatric outpatient hospital in Rio de Janeiro. The results showed that the family members’ discourse highlighted two ways of knowing their own condition and disclosing the condition of the children with HIV. First, they needed to address the communication of bad news and discover their own HIV status through their children's disease. Second, the disclosure was a process constituted by four stages: preparing for disclosure, identifying the time, deciding how and where to tell, and instilling silence after disclosure. They also recognized that nurses had a role in the process as part of an interprofessional team. Nurses can develop advocacy care and empower family members in the preparation of safe HIV disclosure. By systematizing and institutionalizing the care advocacy process, nurses may enable caretakers and children to participate in their therapeutic management, improving adherence to the treatment and self‐care with autonomy

Referência: Bubadué R, Cabral IE. Advocacy care on HIV disclosure to children. Nurs Inq. 2019; 26(2):e12278.
Doi: 10.1111/nin.12278.
RESUMO
Objetivo: criar um jogo de tabuleiro como gerontotecnologia voltada à promoção do envelhecimento ativo e saudável.

Método: pesquisa qualitativa, convergente assistencial, com 32 idosos. Os dados foram produzidos por entrevistas individuais, técnicas de criatividade e sensibilidade, discussão em grupo e observação participante norteadas pelo referencial teórico da problematização de Paulo Freire. A avaliação pelos participantes e pela pesquisadora de todo o processo de produção ocorreu na última etapa, após a implementação da gerontotecnologia nos grupos. Adotou-se análise de discurso francesa.

Resultados: o jogo, patenteado sob o registro BR 1020160107725, foi elaborado como produto tecnológico a partir das discussões havidas com os idosos, considerando-se o compartilhamento de suas concepções, seus saberes e suas práticas sobre o envelhecimento.

Conclusão: a gerontotecnologia implementada na clínica do cuidado de enfermagem agiu como elemento lúdico no exercício da autodeterminação e independência do idoso, como potencializador de memória, autoestima, processos de socialização, trocas de experiências e aprendizagem compartilhada.

Descritores: Enfermagem Geriátrica; Tecnologia Biomédica; Saúde do Idoso; Assistência à Saúde Culturalmente Competente; Educação em Saúde.

Referência: Olympio PCAP, Alvim NAT. Board games: gerotechnology in nursing care practice. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(suppl 2):818-26. [Thematic Issue: Health of the Elderly]
Doi: http://dx.doi.org
RESUMO
Objetivos: Relatar a participação no Curso Intensivo sobre Fundamentos da Ciência da Implementação (CI) em Saúde Global e apresentar o escopo teórico dos métodos da CI e as potenciais perspectivas de aplicabilidade para melhoria da saúde global.

Método: Relato de experiência sobre a participação no curso, promovido pela University of Washington, EUA, setembro de 2017.

Resultados: O curso apresentou metodologias da CI e estudos de caso selecionados, focalizando oportunidades e desafios na aplicação da CI na prática.

Conclusão: A CI oferece ferramentas para seleção de material cientifico publicado e sua utilização por meio de planos, programas, projetos de intervenção, modelos e protocolos que assumam diminuir incongruências e alavancar resultados em larga escala na ciência da saúde. Implicações para a prática: Equipes multidisciplinares podem se beneficiar do treinamento em CI, para contemplar de forma conexa as lacunas condizentes com o progresso nas ciências da saúde.

Descritores: Saúde Global; Enfermagem; Difusão de Inovações; Sistemas de Saúde; Pesquisa Médica Translacional.

Referência: Zepeda KGM, Silva MM, Silva ÍR, Redko C, Gimbel S. Fundamentos da ciência da implementação: um curso intensivo sobre um emergente campo de pesquisa. Esc Anna Nery 2018;22(2):e20170323.
Doi: 10.1590/2177-9465-EAN-2017-0323

2017


RESUMO
Objetivo: Validar o questionário de avaliação sobre a adesão do portador de doença renal crônica em hemodiálise.

Método: Foram verifi cadas as seguintes propriedades psicométricas do instrumento: confi abilidade (estabilidade e consistência interna) e validade (de face, de conteúdo e de construto).

Resultados: O coeficiente de correlação intraclasse atingiu valor de 0,98 para as questões de adesão e 0,91 para as questões de percepção. Quanto ao kappa das 14 questões analisadas, 12 obtiveram um valor > 0,8. Já o alfa de Cronbach obteve valor de 0,57. Os especialistas asseguraram a validade de face e de conteúdo do instrumento, conferindo-lhe um índice de validade de conteúdo global de 0,96. A validade de construto, analisada por meio do teste de Mann-Whitney, foi alcançada na medida em que todos os domínios apresentaram uma associação significativa com p < 0,01.

Conclusão: Verifica-se, pelos resultados apresentados, que o instrumento foi validado para uso no Brasil.

Descritores: Cooperação do Paciente; Adesão à Medicação; Insufi ciência Renal Crônica; Diálise Renal; Enfermagem em Nefrologia.

Referência: Lins SMSB, Leite JL, Godoy S, Fuly PSC, Araújo STC, Silva IR. Validation of the adherence questionnaire for Brazilian chronic kidney disease patients under hemodialysis. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017;70(3):558-65.
Doi: http://dx.doi.org
RESUMO
Objetivo: descrever a metodologia de participação de adolescentes no processo de criação-validação de uma história em quadrinhos que retrata a experimentação do álcool e analisar as experiências e vivências desses adolescentes que foram incorporadas às histórias em quadrinhos.

Método: pesquisa participante, implementada entre 2015 e 2016, com a dinâmica de criatividade-sensibilidade “Almanaque” do método criativo-sensível, em dois grupos de adolescentes (G1 e G2), totalizando 17 participantes, entre 10 e 17 anos de idade. Todos residentes numa comunidade Quilombola ao norte do Estado do Espírito Santo, Brasil. O G1 participou da criação da história em quadrinhos com o diagnóstico e a produção do seu conteúdo. O G2 validou o conteúdo vivencial e experiencial da história.

Resultados: a infogeografia da comunidade e as informações socioculturais contribuíram para a criação do cenário e dos personagens; a narrativa de meninos (cinco) e meninas (cinco) forneceu o roteiro do storyboard transformado pelo designer contratado em “Uma história possível”. Na validação, meninos (dois) e meninas (cinco) criaram identidade cultural com o enredo da história, pois o álcool integra-se ao cotidiano de vida da comunidade, estimulando a experimentação entre os adolescentes.

Conclusão: a metodologia de criação-validação da história em quadrinhos, sobre o álcool estimulou a criticidade, tanto de quem a criou como de quem a validou.

Descritores: Materiais educativos e de divulgação. Adolescente. Grupo com ancestrais do continente africano. Enfermagem. Metodologia.

Referência: Partelli ANM, Cabral IE. Histórias sobre álcool em comunidade quilombola: metodologia participativa de criação-validação de quadrinhos por adolescentes. Texto Contexto Enferm, 2017; 26(4):e2820017.
Doi: http://dx.doi.org
ABSTRACT
Background: Palliative care is a recent development in health worldwide. In Brazil, a growing number of people with cancer require palliative care, emphasizing the need for investment in this aspect of health to increase the quality of life of patients during the dying process. As a developing country, Brazil lacks knowledge regarding the themes, material and financial resources, and policies of palliative care.

Objective: The aim of this study was to provide insights into the Brazilian palliative care system from the perspectives of nurses and physicians.

Methods: This was a descriptive and qualitative study, conducted at the palliative care unit of the Instituto Nacional de Câncer in Brazil. Twelve professionals, among them 8 nurses and 4 physicians, were interviewed in November 2013. The data were analyzed using the thematic analysis method. Ethical aspects were respected.

Results: The perspectives of the participants were characterized by 3 themes regarding the initial phase of development of palliative cancer care in Brazil: (1) controversies about when palliative cancer care should be initiated, (2) the World Health Organization recommendations and current practices, and (3) the need to invest in palliative cancer care education in Brazil.

Conclusions: The development of palliative care is in the initial stages, and there is a possibility for growth due to recent advances. Implications for Practice: Knowledge about these challenges to palliative care could contribute to the development of strategies, such as the establishment of service organizations and networks, as well as educational and political investments for the advancement of palliative care.

Referência: Silva, MM, Büscher A, Moreira, MC. Palliative Cancer Care in Brazil: the perspective of nurses and physicians. Cancer Nursing. 2017; 40(4): 289-96.
Doi: 10.1097/NCC.0000000000000391