Ementas das Disciplinas Eletivas - Mestrado

 

Nome da disciplina Código Carga horária Créditos Ementa
Cuidar/Cuidado na Saúde da Criança: implicações para a prática profissional ENI 740 60h 4 Questões epidemiológicas em saúde da criança. Teorias de desenvolvimento infantil e suas relações com o processo saúde-doença. Princípios ético-legais de cuidar/cuidado. Os modelos de cuidar/cuidado da criança e suas famílias.
Fontes para a pesquisa em História da Enfermagem e da Saúde ENE 740 60h 4 Objetos de pesquisa em História da Enfermagem e da Saúde. Tipos de fontes: escritas, orais, iconográficas e fílmicas. Método de Produção e de Análise das Fontes. Preservação e Conservação. Aspectos éticos.
Métodos Qualitativos da Pesquisa: Abordagem Knowedge Translation ENM 733 60h 4 Concepções e significados de KT para a prática em saúde e enfermagem. Relação entre Prática Baseada em Evidência e KT. A metodologia KT e as pesquisas com modelos participatórios. Aplicabilidade da metodologia KT no campo da saúde e enfermagem.
Métodos Qualitativos da Pesquisa – Teoria das Representações Sociais ENM 733 60h 4 Origem da Teoria das Representações Sociais e a história do conceito. Bases teóricas e filosóficas dos estudos de representações sociais. Construção do objeto de representação social. Múltiplas abordagens. Métodos e técnicas de produção de dados: Entrevista, observação, uso de fotografia em pesquisa, livre associação de ideias. Construção de instrumentos. Uso de softwares e análise de conteúdo. Validade e confiabilidade em estudos qualitativos. Interpretação dos dados em representações sociais.
Métodos Qualitativos da Pesquisa: Teoria Fundamentada nos dados ENM 733 60h 4 Introdução do estudo da Grounded Theory, em português, Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) como abordagem da pesquisa interpretativa. História do método (criação). Descrição conceitual e teorização. Operações básicas (formulações de perguntas e comparações constantes) e ferramentas analíticas (a utilização do questionamento, da observação e análise adicional). Procedimentos específicos: a codificação aberta, a codificação axial e a codificação seletiva. A Categoria Central. O modelo paradigmático e a articulação com a proposta teórica. A utilização de memorandos e diagramas (características gerais e específicas). Amostragem teórica (procedimentos de amostragem). Considerações Práticas.
Seminário sobre Epidemiologia Social ENS 734 60h 4 Epidemiologia Social. Princípios da investigação epidemiológica. Possibilidades da pesquisa epidemiológica no contexto da saúde e da enfermagem. Participação do enfermeiro na produção da investigação epidemiológica. O software Epi-Info como ferramenta na investigação epidemiológica.
Seminário de Temas Emergentes da Prática Profissional. ENW 724 60h 4 A constituição do saber da enfermagem e a enfermagem como profissão na sociedade brasileira. As implicações práticas do saber da enfermagem nos modelos assistenciais. As implicações teórico-conceituais das propostas de pesquisa e sua articulação com os temas emergentes da prática profissional.
Seminário de Chefia e Liderança ENW 751 60h 4 Análise das correntes teóricas implicadas no gerenciamento de serviços de enfermagem. Análise crítica do papel e desempenho do enfermeiro na chefia e liderança da equipe de enfermagem e implicações para a prática assistencial.
Processo de Trabalho em Saúde ENW 725 60h 4 Interrelação saúde e trabalho. A evolução do trabalho no mundo. O trabalho de enfermagem. A organização e a análise do trabalho. Riscos do trabalho, biosegurança e ergonomia. A ética no trabalho. Política da saúde do trabalhador. O trabalho de grupos específicos. O trabalho e o meio ambiente. A subjetividade no trabalho. Tempo livre para o trabalho.
Informática aplicada à Enfermagem ENW 749 60h 4 Evolução histórica. Funções e Anatomia do computador. Ambiente Windows. Editor de texto. Planilha Eletrônica. Software de apresentação. Internet. Questões éticas e legais. Aplicações da microinformática nas áreas de ensino, pesquisa e assistência.
Metodologia da Assistência de Enfermagem III ENM 734 60h 4 Metodologias no processo de assistir em enfermagem. Análise do processo decisório da enfermeira e da aplicação dos modelos assistenciais. Estruturas conceituais e metodológicas para a prática da enfermagem.
Metodologia da Pesquisa II: Análise de Dados de Pesquisas Quantitativas ENW 718 60h 4 Métodos de pesquisas quantitativas. Noções de amostragem. Construção de instrumentos de pesquisas quantitativas. Construção de índices e escalas. Pré-testes e estudo piloto. Processamento dos dados utilizando o software Epi-Info. Construção e compreensão de tabelas e gráficos. Estatísticas básicas na exploração de dados em análises univariadas e bivariadas. Comunicação de resultados de pesquisas quantitativas.
Oficina de Análise Institucional, Práticas Artísticas e Produção de Conhecimento ENW 739 60h 4 As estratégias grupais como dispositivos de pesquisa na enfermagem. Práticas artísticas e técnicas criativas e sensíveis aplicadas na produção de dados para a pesquisa em enfermagem. Aspectos teóricos e filosóficos aplicados à analise institucional. Implicações do pesquisador como modo de produção do conhecimento.
Concepções Teóricas da Enfermagem ENE 712 60h 4 Estratégias de desenvolvimento de teorias: base epistemológica. Estratégias de desenvolvimento de teorias. Desenvolvimento e análise de conceito. Experiências e conjecturas de uso das teorias na prática. Análise de teorias de enfermagem: características e finalidades. Avaliação de teorias: princípios de aplicação.
Comunicação científica para a ciência da Enfermagem ENW 742 60h 4 Fundamentos da cienciometria. Comunicação científica, elementos do jornalismo científico e divulgação de pesquisas em Enfermagem. Tecnologias da Informação e Comunicação e a disseminação da ciência. Novos paradigmas da ciência e a comunicação científica para a popularização do conhecimento da Enfermagem. Elementos epistemológicos da Ciência da Enfermagem. Integridade da pesquisa científica na comunicação e publicização das pesquisas em Enfermagem
Pragmática Assistencial em Enfermagem ENC 736 60h 4 Exposição de conhecimentos teóricos e desenvolvimento de atividades práticas sobre a dimensão de enfermagem no cuidado a saúde individual e a coletiva. Abordagens sistemáticas e envolvimento com situações prioritárias em áreas de atuação específica da enfermagem. Desempenho de atividades assistenciais e educativas dentro do contexto real da demanda de clientes. Discussão sobre as possibilidades desses conhecimentos como conteúdo para o atendimento as demandas do cuidado e da pesquisa de enfermagem. Propósito das intervenções de enfermagem em seus aspectos científicos e ético-legais.
Subjetividade e Linguagem – implicações para pesquisa em enfermagem ENW 738 60h 4 Bases teórico-filosóficas que fundamentam a escolha de métodos de análise de dados na pesquisa qualitativa. Linguagem, texto e discurso como material de análise. Os métodos de análise de dados na pesquisa qualitativa. As implicações e o lugar do analisador no processo de análise. Exercícios de aplicação dos métodos no processo de análise de dados qualitativos.
Oficina de Produção de Texto ENW 729 60h 4 Comunicação científica: produção, difusão e consumo do conhecimento. Políticas de publicação de manuscritos científicos. Modelo de classificação de periódicos científicos no Brasil. Bases de indexação e índices de impacto: significados e indicativos de qualidade. Tipologia de manuscritos e sua relação com os periódicos. O papel dos descritores na busca das produções. Estrutura de manuscritos científicos e princípios da escrita científica. Trabalho coletivo de interpretação e produção de textos acadêmicos. A escolha das referências. Texto e intertexto, modelo interativo de leitura. Relação leitor-autor. Implicações éticas na produção de textos científicos: citações e autorias. Análise crítica da produção científica de Enfermagem e sua difusão em periódicos científicos, a busca pela internacionalização do conhecimento produzido e a produtividade acadêmica.
Fundamentos para uma Filosofia de Enfermagem ENE 714 60h 4 Estuda fundamentos, abordagens metodológicas e temáticas filosóficas que podem servir de base para o desenvolvimento de atitudes que visam a especulação, a estruturação de concepções teóricas e a elaboração discursiva na área de enfermagem.
Tópicos Especiais em Enfermagem ENW 720 60h 4 Atividades de estudo-trabalho que contribuam para área de conhecimento da enfermagem e saúde. Elaboração de artigos, participação em eventos científicos, elaboração de materiais de divulgação científica,  socialização e popularização da ciência.
Metodologia do Ensino da Enfermagem ENM 735 60h 4 Organização dos conteúdos programáticos na área de Educação e da Saúde. Objetivos educacionais. Formação de especialistas: legislação do exercício e do ensino de Enfermagem. Métodos e Técnicas de comunicação em saúde/educação. Procedimentos de ensino. Treinamento. Avaliação da prática educativa.
Política e Problemática da Saúde da Mulher ENI 747 60h 4 A saúde da mulher em dados epidemiológicos, demográficos e sociais; movimentos sociais em prol da saúde da mulher; objetivos do milênio em saúde; política de saúde da mulher: princípios, diretrizes e ações em saúde da mulher em alguns países da América Latina; modelos de atenção em saúde da mulher na perspectiva do SUS: linhas de cuidados e programas básicos em saúde da mulher; saúde reprodutiva: direitos sexuais e reprodutivos.
Seminário de Enfermagem Assistencial com ênfase no(s) Cuidar/Cuidados de Enfermagem ENW 719 60h 4 Estuda tópicos e propostas dos Cuidados de Enfermagem Assistencial. Posição, papel e funções da Enfermagem nos cenários da prática. Teorias substantivas. Problemáticas da investigação do Cuidar e dos cuidados de Enfermagem. Apreciação crítica do cuidar e dos cuidados em seus vários cenários. A Natureza e a característica do Cuidado.

 

Ementas das Disciplinas Eletivas - Doutorado

 

Nome da Disciplina Código Carga Horária Créditos Ementa
Cuidar/Cuidado na Saúde da Criança: implicações para a prática profissional ENI 840 75h 5 Questões epidemiológicas em saúde da criança. Teorias de desenvolvimento infantil e suas relações com o processo saúde-doença. Princípios ético-legais de cuidar/cuidado. Os modelos de cuidar/cuidado da criança e suas famílias.
Análise Crítica de Fontes para a pesquisa em História da Enfermagem ENE 840 75h 5 A enfermagem e suas representações. A construção social do real em enfermagem. O individual e o coletivo; o subjetivo e o objetivo; o simbólico e o ideológico como objetos de pesquisa em enfermagem.
Métodos Qualitativos da Pesquisa: Abordagem Knowedge Translation ENM 833 75h 5 Concepções e significados de KT para a prática em saúde e enfermagem. Relação entre Prática Baseada em Evidência e KT. A metodologia KT e as pesquisas com modelos participatórios. Aplicabilidade da metodologia KT no campo da saúde e enfermagem.
Métodos Qualitativos da Pesquisa – Teoria das Representações Sociais ENM 833 75h 5 Origem da Teoria das Representações Sociais e a história do conceito. Bases teóricas e filosóficas dos estudos de representações sociais. Construção do objeto de representação social. Múltiplas abordagens. Métodos e técnicas de produção de dados: Entrevista, observação, uso de fotografia em pesquisa, livre associação de ideias. Construção de instrumentos. Uso de softwares e análise de conteúdo. Validade e confiabilidade em estudos qualitativos. Interpretação dos dados em representações sociais.
Métodos Qualitativos da Pesquisa: Teoria Fundamentada nos dados ENM 833 75h 5 Introdução do estudo da Grounded Theory, em português, Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) como abordagem da pesquisa interpretativa. História do método (criação). Descrição conceitual e teorização. Operações básicas (formulações de perguntas e comparações constantes) e ferramentas analíticas (a utilização do questionamento, da observação e análise adicional). Procedimentos específicos: a codificação aberta, a codificação axial e a codificação seletiva. A Categoria Central. O modelo paradigmático e a articulação com a proposta teórica. A utilização de memorandos e diagramas (características gerais e específicas). Amostragem teórica (procedimentos de amostragem). Considerações Práticas.
Seminário sobre Epidemiologia Social ENS 834 75h 5 Epidemiologia Social. Princípios da investigação epidemiológica. Possibilidades da pesquisa epidemiológica no contexto da saúde e da enfermagem. Participação do enfermeiro na produção da investigação epidemiológica. O software Epi-Info como ferramenta na investigação epidemiológica.
Seminário de Temas Emergentes da Prática Profissional. ENW 824 60h 4 A constituição do saber da enfermagem e a enfermagem como profissão na sociedade brasileira. As implicações práticas do saber da enfermagem nos modelos assistenciais. As implicações teórico-conceituais das propostas de pesquisa e sua articulação com os temas emergentes da prática profissional.
Seminário de Chefia e Liderança ENM 851 75h 5 Análise das correntes teóricas implicadas no gerenciamento de serviços de enfermagem. Análise crítica do papel e desempenho do enfermeiro na chefia e liderança da equipe de enfermagem e implicações para a prática assistencial.
Processo de Trabalho em Saúde ENW 725 60h 4 Interrelação saúde e trabalho. A evolução do trabalho no mundo. O trabalho de enfermagem. A organização e a análise do trabalho. Riscos do trabalho, biossegurança e ergonomia. A ética no trabalho. Política da saúde do trabalhador. O trabalho de grupos específicos. O trabalho e o meio ambiente. A subjetividade no trabalho. Tempo livre para o trabalho.
Informática aplicada à Enfermagem ENW 749 60h 4 Evolução histórica. Funções e Anatomia do computador. Ambiente Windows. Editor de texto. Planilha Eletrônica. Software de apresentação. Internet. Questões éticas e legais. Aplicações da microinformática nas áreas de ensino, pesquisa e assistência.
Metodologia da Assistência de Enfermagem III ENM 834 75h 5 Metodologias no processo de assistir em enfermagem. Análise do processo decisório da enfermeira e da aplicação dos modelos assistenciais. Estruturas conceituais e metodológicas para a prática da enfermagem.
Metodologia da Pesquisa II: Análise de Dados de Pesquisas Quantitativas ENW 718 60h 4 Métodos de pesquisas quantitativas. Noções de amostragem. Construção de instrumentos de pesquisas quantitativas. Construção de índices e escalas. Pré-testes e estudo piloto. Processamento dos dados utilizando o software Epi-Info. Construção e compreensão de tabelas e gráficos. Estatísticas básicas na exploração de dados em análises univariadas e bivariadas. Comunicação de resultados de pesquisas quantitativas.
Oficina de Análise Institucional, Práticas Artísticas e Produção de Conhecimento ENW 839 75h 5 As estratégias grupais como dispositivos de pesquisa na enfermagem. Práticas artísticas e técnicas criativas e sensíveis aplicadas na produção de dados para a pesquisa em enfermagem. Aspectos teóricos e filosóficos aplicados à analise institucional. Implicações do pesquisador como modo de produção do conhecimento.
Concepções Teóricas da Enfermagem ENE 812 75h 5 Estratégias de desenvolvimento de teorias: base epistemológica. Estratégias de desenvolvimento de teorias. Desenvolvimento e análise de conceito. Experiências e conjecturas de uso das teorias na prática. Análise de teorias de enfermagem: características e finalidades. Avaliação de teorias: princípios de aplicação.
Comunicação científica para a ciência da Enfermagem ENW 742 60h 4 Fundamentos da cienciometria. Comunicação científica, elementos do jornalismo científico e divulgação de pesquisas em Enfermagem. Tecnologias da Informação e Comunicação e a disseminação da ciência. Novos paradigmas da ciência e a comunicação científica para a popularização do conhecimento da Enfermagem. Elementos epistemológicos da Ciência da Enfermagem. Integridade da pesquisa científica na comunicação e publicização das pesquisas em Enfermagem
Pragmática Assistencial em Enfermagem ENC 736 60h 4 Exposição de conhecimentos teóricos e desenvolvimento de atividades práticas sobre a dimensão de enfermagem no cuidado a saúde individual e a coletiva. Abordagens sistemáticas e envolvimento com situações prioritárias em áreas de atuação específica da enfermagem. Desempenho de atividades assistenciais e educativas dentro do contexto real da demanda de clientes. Discussão sobre as possibilidades desses conhecimentos como conteúdo para o atendimento as demandas do cuidado e da pesquisa de enfermagem. Propósito das intervenções de enfermagem em seus aspectos científicos e ético-legais.
Subjetividade e Linguagem – implicações para pesquisas em enfermagem ENW 838 75h 5 Bases teórico-filosóficas que fundamentam a escolha de métodos de análise de dados na pesquisa qualitativa. Linguagem, texto e discurso como material de análise. Os métodos de análise de dados na pesquisa qualitativa. As implicações e o lugar do analisador no processo de análise. Exercícios de aplicação dos métodos no processo de análise de dados qualitativos.
Oficina de Produção de Texto ENW 829 75h 5 Comunicação científica: produção, difusão e consumo do conhecimento. Políticas de publicação de manuscritos científicos. Modelo de classificação de periódicos científicos no Brasil. Bases de indexação e índices de impacto: significados e indicativos de qualidade. Tipologia de manuscritos e sua relação com os periódicos. O papel dos descritores na busca das produções. Estrutura de manuscritos científicos e princípios da escrita científica. Trabalho coletivo de interpretação e produção de textos acadêmicos. A escolha das referências. Texto e intertexto, modelo interativo de leitura. Relação leitor-autor. Implicações éticas na produção de textos científicos: citações e autorias. Análise crítica da produção científica de Enfermagem e sua difusão em periódicos científicos, a busca pela internacionalização do conhecimento produzido e a produtividade acadêmica.
Fundamentos para uma Filosofia de Enfermagem ENE 714 60h 4 Estuda fundamentos, abordagens metodológicas e temáticas filosóficas que podem servir de base para o desenvolvimento de atitudes que visam a especulação, a estruturação de concepções teóricas e a elaboração discursiva na área de enfermagem.
Para uma Epistemologia da Enfermagem ENE 820 75h 5 Estrutura do Conhecimento. Evolução do Conhecimento científico. A Epistemologia. Questões epistemológicas. Posições e teorias epistemológicas. Totalidade e objetividade. Acerca dos métodos de investigação no interesse da enfermagem. A produção do conhecimento na enfermagem. Prática da Enfermagem - importância e significados.
Tópicos Especiais em Enfermagem ENW 820 75h 5 Atividades de estudo-trabalho que contribua para área de conhecimento da enfermagem e saúde. Elaboração de artigos, participação em eventos científicos, elaboração de materiais de divulgação cientifica,  socialização e popularização da ciência.
Tópicos Avançados em Enfermagem ENW 821 75h 5 Redação de trabalhos científicos na enfermagem e saúde com vistas a contribuir para a ampliação do corpo de conhecimento da profissão. A pesquisa em áreas correlatas à enfermagem.
Política e Problemática da Saúde da Mulher ENI 847 75h 5 A saúde da mulher em dados epidemiológicos, demográficos e sociais; movimentos sociais em prol da saúde da mulher; objetivos do milênio em saúde; política de saúde da mulher: princípios, diretrizes e ações em saúde da mulher em alguns países da América Latina; modelos de atenção em saúde da mulher na perspectiva do SUS: linhas de cuidados e programas básicos em saúde da mulher; saúde reprodutiva: direitos sexuais e reprodutivos.
Metodologia do Ensino da Enfermagem ENM 835 75h 5 Organização dos conteúdos programáticos na área de Educação e da Saúde. Objetivos educacionais. Formação de especialistas: legislação do exercício e do ensino de Enfermagem. Métodos e Técnicas de comunicação em saúde/educação. Procedimentos de ensino. Treinamento. Avaliação da prática educativa.
Seminário de Enfermagem Assistencial com ênfase no(s) Cuidar/Cuidados de Enfermagem ENW 719 60h 4 Estuda tópicos e propostas dos Cuidados de Enfermagem Assistencial. Posição, papel e funções da Enfermagem nos cenários da prática. Teorias substantivas. Problemáticas da investigação do Cuidar e dos cuidados de Enfermagem. Apreciação crítica do cuidar e dos cuidados em seus vários cenários. A Natureza e a característica do Cuidado.
Programa de Aperfeiçoamento Didático Avançado ENW 822 30h  2 Atividades didáticas de natureza aplicada contemplando experiências e vivências pedagógicas de ensino superior no campo da formação, da pesquisa e da extensão. Análise crítica do Processo de Formação na área da saúde e proposição de intervenção.