Comissão de Acompanhamento de Discentes e Egressos (CADE)

 

Membros:

▸ Professora Dra. Ana Beatriz de Azevedo Queiroz (Coordenadora)

▸ Professora Dra. Juliana Rezende Montenegro Medeiros de Moraes

▸ Professora Dra. Regina Célia Gollner Zeitoune

▸ Doutorando Kayo Henrique Jardel Feitosa Sousa

 

» Discentes com matrícula ativa e regular

 

A Política de Acompanhamento de Discentes com matrícula ativa e regular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem (PPGEnf) da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ) tem por objetivo promover um acompanhamento acadêmico contínuo do discente até este tornar-se egresso, possibilitando, a partir disso, a avaliação dos indicadores do processo de formação do Mestre e Doutor no Programa e o desenvolvimento de ações para promover melhorias neste processo. Na referida Política, são indicadores de acompanhamento a Autoavaliação discente, a Avaliação do Programa e os dados de Desempenho discente e da sua produção científica e tecnológica ao longo do curso. Dentre os critérios para a análise do desempenho acadêmico dos Mestrandos e Doutorandos destacam-se as disciplinas cursadas, o atendimento aos prazos regulamentares, a produção científica e tecnológica, nas diferentes etapas dos cursos; e para a avaliação do PPGEnf a análise da adequabilidade, segundo os discentes, das disciplinas obrigatórias e eletivas, fundamentação teórica do curso, estratégias pedagógicas, equipe docente, orientação, oportunidades acadêmicas oferecidas pelo Programa e avaliação do processo de formação, em âmbito geral. Os objetivos específicos, as estratégias para alcance destes e as metas estão apresentadas no Quadro 1:

 

Quadro 1 − Descrição dos objetivos, estratégias para alcance dos objetivos e metas da Política de Acompanhamento de Discentes de mestrado e doutorado com matrícula ativa e regular.

 

Objetivos específicos Estratégias Metas Atividades
Avaliar o desempenho do discente durante o Curso de Mestrado e Doutorado em relação às disciplinas, atendimentos aos prazos regulamentares, produção científica e de tecnologias. ▸ Relatório Semestral disponibilizado no Google forms ▸ Ter os estudantes atendendo os prazos e exigências do Programa sem comprometer os prazos de integralização e a avaliação global do Programa.

▸ Atualização das informações do formulário de relatório semestral, organização no formato Google forms;

▸ Disponibilização do formulário aos discentes a partir de 2020.2;

▸ Análise das informações coletadas semestralmente.

▸ Mapa de Acompanhamento da situação acadêmica dos mestrandos e doutorandos ▸ Manter o Mapa 100% atualizado.

▸ Modernização do Mapa de Acompanhamento da situação acadêmica dos Mestrandos e doutorandos (inserido no Excel e no Drive) a partir de 2020.2.

▸ Acompanhamento das informações dos discentes junto à secretaria acadêmica do PPG e CEPGPEn

▸ Reunião de Acompanhamento Individual de Discentes com pendências acadêmicas e dificuldades no atendimento aos prazos de integralização do Curso e às exigências do Regulamento; e para resolução de situações de orientação, entre outras.

▸ Atender 100% das demandas de reuniões;

▸ Registrar em Ata as reuniões e encaminhamentos.

▸ Iniciar o acompanhamento individual, por via remota a partir de 2020.2, tornando-o presencial tão logo normalizado o funcionamento da EEAN/PPG.

▸ Identificar, a partir da análise do mapa de acompanhamento, as situações que requerem intervenção da CADE;

Manter comunicação permanente com os discentes e fortalecer o vínculo institucional. ▸ Recepção dos Calouros e Integração Acadêmica. ▸ Sempre que houver ingresso no PPGEnf. ▸ Realizar atividade de integração dos discentes a cada início de semestre letivo a partir de Agosto/2020.
▸ Reunião Semestral (presencial ou virtual) com os Discentes. ▸ Todo final do semestre letivo.

▸ Realizar reunião semestral com os discentes a partir do segundo semestre de 2020.

▸ Fornecimento de informações e orientações acadêmicas semestrais

▸ Criação de email da CADE. ▸ Criar em 2020/1

▸ Criado e-mail da CADE.  (ppgenfcade@gmail.com) 

▸ Estabelecer comunicação com os discentes e orientadores via email conforme demandas acadêmicas;

▸ Criação de grupo do aplicativo WhatsApp por curso/ano do ingresso ▸ Sempre que houver ingresso, e retroativo às turmas anteriores a 2020.1.

▸ Criado grupo de WhatsApp para discentes 2020.1 e demais turmas de mestrado e doutorado;

▸ Estabelecer comunicação com os discentes e orientadores via mensagem de grupo conforme demandas acadêmicas;

Acompanhar a produção acadêmico-científica do Discente. ▸ Relatório Semestral (serão coletadas informações que possibilitem sistematizar e analisar quanti e qualitativamente os dados relativos às produções dos discentes). ▸ Coletar os dados , sistematizar as informações e acompanhar a produção dos estudantes através do Relatório Semestral

▸ Atualização do formulário de relatório semestral, com inclusão de informações relativas às produções discentes;

▸ Disponibilização aos discentes a partir de 2020.2 no formato Google forms;

▸ Análise das informações semestrais a partir de 2020.2.

Acompanhar os fatores facilitadores e dificultadores do processo de formação do Mestre e Doutor no Programa. ▸ Reunião Semestral (presencial ou virtual) ou conforme demandas individuais

▸ Realizar reunião de acompanhamento todo final de semestre letivo.

▸ Registrar em Ata as reuniões e encaminhamentos.

▸ Iniciar as reuniões de acompanhamento a partir de 2020.2;

▸ Levantar os fatores facilitadores e dificultadores a partir da reunião com os estudantes e conhecimento das demandas subjetivas

▸ Relatório Semestral

▸ Ter 100% dos Relatórios Semestrais processados, tabulados e analisados.

▸ Apresentar os dados em reuniões do Colegiado.

▸ Atualização do formulário de relatório semestral, com informações sobre o acompanhamento discente acerca das dificuldades e facilidades.

▸ Disponibilizar ao final de cada semestre os dados analisados sobre o acompanhamento discente;

▸ Análise dos dados quanto às facilidades e dificuldades

Avaliar indicadores que subsidiem a proposição das ações de desenvolvimento e melhorias do Programa.

▸ Relatório Semestral - Instrumento de Avaliação de Final de Curso (ao solicitar banca de defesa final)

▸ Ter as informações relacionadas ao acompanhamento de discentes e suas produções analisadas ao final de cada semestre

▸ Atualização do formulário de relatório semestral;

▸ Atualização do Instrumento de Avaliação Final de Curso;

▸ Análise dos indicadores semestrais com apresentação à coordenação do PPG

Intermediar o processo de orientação (discente-orientador). ▸ Reunião Semestral com Orientadores, ou por solicitação individual (presencial ou virtual). ▸ Garantir comunicação ativa entre discentes, orientadores e CADE, com vistas ao bom andamento do processo de orientação, o cumprimento dos prazos de integralização e a otimização da produção científica.

▸ Disponibilizar o email de contato da CADE aos discentes e orientadores;

▸ Divulgar entre docentes e discentes as diretrizes da presente política de acompanhamento discente

Manter comunicação permanente com os docentes. ▸ Reunião no final do semestre com os docentes.

▸ Garantir a realização da reunião de acordo com o cronograma semestral;

▸ Resolução das situações acadêmicas trazidas pelos docentes

▸ Iniciar e manter as reuniões regulares a partir de dezembro de 2020;

▸ Levantamento de demandas acadêmicas junto aos docentes e resolução dos potenciais problemas.

» Discente concluinte

 

Para a garantia de avaliação do processo de formação do Mestre e Doutor no PPGEnf da EEAN/UFRJ pelo concluinte, delineou-se uma estratégia específica a esse grupo de discentes. Na referida política são considerados concluintes os discentes que estão em fase de defesa final da Dissertação ou Tese. A avaliação feita por esses discentes se refere às disciplinas obrigatórias e eletivas cursadas, fundamentação teórica do curso, estratégias pedagógicas, equipe docente, processo de orientação, oportunidades acadêmicas oferecidas e avaliação global do Programa. Os objetivos específicos, as estratégias para alcance dos objetivos, as metas estão apresentadas no Quadro 2:

 

Quadro 2 − Descrição dos objetivos, estratégias para alcance dos objetivos e metas da Política de Acompanhamento de Discentes Concluintes do mestrado e doutorado:

 

Objetivos específicos Estratégias Metas Atividades
Avaliar indicadores que subsidiem as ações de desenvolvimento de melhorias do Programa. ▸ Avaliação de Final de Curso (ao solicitar banca de defesa final). ▸ Todos os concluintes farão avaliação do PPG para a solicitação das Bancas de Defesas.

▸ Revisar o instrumento de avaliação final do curso;

▸ Disponibilizar aos concluintes;

Tabular os dados de avaliação do PPG da EEAN.

» Egressos

 

A Política de Acompanhamento de Egressos do PPGEnf da EEAN/UFRJ tem como objetivo captar as contribuições do PPGEnf da EEAN/UFRJ para o avanço acadêmico-profissional do egresso (formação nos últimos cinco anos), com vistas a demonstrar os impactos educacionais, sociais, tecnológicos, profissionais, econômicos da formação no PPG. Na referida Política são consideradas as inserções relevantes dos Mestres e Doutores a partir de sua titulação, bem como suas conquistas profissionais, tais como financiamentos, representações, cargos de chefia/coordenações, premiações de produções científicas e tecnológicas relacionadas à Dissertação/Tese, docência de ensino superior em nível de graduação e pós-graduação, dentre outras inserções relevantes. Os objetivos específicos, as estratégias para alcance dos objetivos, as metas estão apresentadas no Quadro 3:

 

Quadro 3 − Descrição dos objetivos, estratégias para alcance dos objetivos e metas a alcançar da Política de Acompanhamento de Egressos do mestrado e doutorado:

 

Objetivos específicos Estratégias Metas Atividades

Manter comunicação permanente com os egressos do PPG e o vínculo institucional.

▸ Criação de email da CADE. ▸ Criar em 2020/1

▸ Criado e-mail da CADE. (ppgenfcade@gmail.com);

▸ Estabelecer comunicações com os egressos, conforme ano/turma de formação para o levantamento das informações

▸ Criação de grupo de email por curso/ano egressos. ▸ Ter grupos de egressos dos últimos cinco anos acompanhados via email.

▸ Criado grupo de email para egressos;

▸ Estabelecer comunicação com as turmas dos egressos conforme ano;

Acompanhar a inserção acadêmica, científica e profissional do egresso (últimos 5 anos)

▸ Formulário no formato Google Forms para a coleta, sistematização e análise quanti e qualitativa das informações de inserção dos egressos.

▸ Agregar informações a partir do Currículo registrado na Plataforma Lattes.

▸ Comunicação com egresso através de redes e mídias sociais (whatsapp, Instagram, Facebook)

▸ Entrevista Virtual para preenchimento anual do formulário do egresso.

▸ Ter informações da inserção acadêmico, científica e profissional coletadas e sistematizadas de 80% ou mais dos egressos do PPG dos últimos cinco anos

▸ Manter atualizada as informações do formulário de coleta de dados dos Egressos; 

▸ Disponibilizar os formulários aos egressos dos últimos cinco anos;

▸ Acompanhar os registros do Currículo Lattes dos egressos dos últimos cinco anos;

▸ Estabelecer contato com os egressos via mídias sociais; - Planejar as entrevistas a partir de 2021;

▸ Organizar os dados dos egressos;

Selecionar egressos de destaque no PPG e dar visibilidade à sua inserção profissional/produções

▸ Solicitar informações de destaque dos egressos junto ao orientador e grupos de pesquisa através dos relatórios docentes

▸ Buscar informações de destaque dos egressos na plataforma lattes e a partir da análise dos formulários dos egressos.

▸ Ter de 5-10 egressos de destaque nas atividades de produção técnico-científica, projeção profissional e social

▸ Selecionar ao final de cada quadriênio;

▸ Dar visibilidade no site e mídias do PPG dos egressos de destaque e suas produções/projeções.

Manter comunicação permanente com os docentes a fim de contribuir com a obtenção dos dados dos egressos.

▸ Reunião no final do semestre com os docentes que possuem egressos.

▸ Relatório docente anual

▸ Garantir a realização da reunião docente de acordo com o cronograma;

▸ Ter informações coletadas sobre os egressos com os docentes anualmente.

▸ Iniciar as reuniões docentes a partir de 2020.2;

▸ Coletar informações sobre os egressos com os docentes a partir do relatório de 2020.

Dar visibilidade à produção técnica e científica dos egressos

▸ Criação de link na página do PPG para inclusão da produção dos egressos e vinculação de teses e dissertações defendidas ao repositório Minerva da UFRJ.

▸ Divulgação da produção técnico-científica do egresso nas redes sociais do programa (Facebook, Instagram) e site

▸ Inclusão das informações no site e redes sociais do programa sobre os egressos. ▸ Iniciar a modernização do site do PPG e das mídias sociais com vistas a divulgar a produção dos egressos.