O PPG da EEAN tem gerado diferentes tecnologias educativas como produtos das pesquisas de mestrado e doutorado, sob a forma de vídeos, folders, almanaques, dentre outras, que se dirigem principalmente à população em geral, bem como através de tecnologias voltadas à melhoria do cuidado em saúde e de enfermagem, por meio de instrumental para a assistência prestada pelos profissionais. Outras tecnologias são produzidas no âmbito dos projetos de Pesquisa-Extensão e Extensão, sob o formato de folders e vídeos acerca de variados temas de interesse da população.

 

2019

 

1 › Vídeo curta metragem: "Nossas Histórias"

Tecnologia de preparação das famílias sobre como conduzir a revelação da condição HIV soropositiva à criança

Produto da tese de doutorado: Tradução do Advocacy na preparação da família de crianças com HIV/AIDS na produção de um vídeo para enfermeiras (Renata Bubadué, 2019).

 

 

 

2 › Instrumento: National Survey of Children with Special Health Care Needs® traduzido e validado para o português brasileiro

O instrumento viabiliza a implementação de investigações sobre condição de vida da criança com necessidades especiais de saúde (CRIANES) em contexto hospitalar pediátrico, particularmente nas hospitalizações prolongadas. Produto da dissertação de mestrado: Tradução e adaptação transcultural do survey children with special healthcare needs para o português brasileiro (Thaís Pimentel, 2019).

 

Instrumento Thaís Pimentel

 

3 › Cartilha informativa: Como melhorar a vida e a saúde do cliente frente à doença renal

Infográfico cujo objetivo é sensibilizar o cliente, a equipe de enfermagem, a equipe multidisciplinar e também a família sobre como cada um deles pode melhorar a vida e saúde do cliente frente à doença renal crônica. Produto da tese de doutorado: Dimensão psicoafetiva na nefrologia: marcadores e respostas no atendimento do enfermeiro (Albert Azevedo, 2019).

 como melhorar a vida e saúde do cliente frente a doença renal

 

 

4 › Aplicativo ENFOR

Aplicativo para a coleta e registro de dados forenses por enfermeiros para uso no contexto intra e extra-hospitalar, objetivando a preservação de vestígios médico-legais de pessoas vítimas de violências e contribuir para uma investigação criminal. O aplicativo é produto da tese de doutorado: Enfermagem Forense: homens vítimas de violências interpessoais e o cuidar/cuidados de enfermagem (Thiago Augusto Silva, 2019).

 

 

 

5 › Metodologia assistencial: Fluxograma para a gestão do cuidado no processo de desospitalização da pessoa com câncer em cuidados paliativos na perspectiva da unidade familiar e equipe multiprofissional

A partir das fragilidades apontadas pelos familiares e equipe sobre o processo de desospitalização, houve a proposição de um novo fluxograma de desospitalização e inclusão de novos indicadores de avaliação dos resultados. A proposta subsidiu a Nota Técnica (NT 01-2018). Assunto: Serviço de Apoio à Desospitalização. Câmara Técnica Assistencial de Desospitalização (MS). Produto da tese: Desospitalização em cuidados paliativos oncológicos: reconfiguração da gestão do cuidado para atuação multiprofissional (Patrícia Olario, 2019).

 

 

2018

 

1 › Instrumento: Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica Obstétrica – LIVESCO

A lista foi construída e validada com enfermeiros e médicos especialistas no campo da obstetrícia para ser utilizada no atendimento intraoperatório nas unidades de saúde como um instrumento fortalecedor da cultura de segurança no ambiente cirúrgico, auxiliando as equipes cirúrgicas no atendimento seguro ao paciente. Produto da dissertação de mestrado: Tecnologia para segurança do cuidado intraoperatório obstétrico: validação de uma lista de verificação (Nátale Lugão, 2018).

 

Lista de Verificação 

  

2 › Cartilha: “Você sabe o que é catarata?”

Material educativo informativo, autoexplicativo e ilustrativo a partir dos saberes e experiências de idosos sobre a cirurgia de catarata e das suas demandas de conhecimento sobre a cirurgia e os cuidados neste processo. Tecnologia educativa que foi construída no âmbito da Dissertação de Mestrado intitulada: Saberes e experiências de idosos sobre a catarata e o processo cirúrgico: subsídios à construção de material educativo (Márcia Cristina Silva, 2018).

Protocolo de Registro de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional: 009748_1/6. 2018.

 

Você sabe o que é catarata?

 

 

3 › Almanaque: Um dia de cada vez na família de Miguel: viver após a reversão de uma colostomia. Série Guia de Cuidados Criança e Adolescente. ISBN: 978-85-870-48-71-4.

Produto da tese de doutorado: Tradução de conhecimento e narrativas de famílias nos cuidados à criança após reversão de colostomia: produção de história em quadrinhos. (Joseph Dimas, 2018).

 

Viver após a reversão da colostomia 

 

4 › Aplicativo: Cuidados com o cadeirante

Material educativo para pessoas com lesão medular e cuidadores sobre prevenção e tratamento das lesões por pressão. O aplicativo é resultado da aplicação do método da pesquisa convergente assistencial junto às pessoas com lesão medular e seus cuidadores, como uma construção compartilhada a partir da utilização dos conceitos de Orem e Freire. Produto da tese de doutorado: A construção e validação de um aplicativo de enfermagem de reabilitação voltado a pessoas com lesão medular e seus cuidadores sobre prevenção e tratamento de lesões por pressão (Adriana Alvarez, 2018).

  Aplicativo Adriana

 

2017

 

1 › Método de ensino-aprendizagem sobre o tema morte, morrer e os cuidados associados, desenvolvidos com estudantes de graduação em enfermagem

Método inovador e participativo que compõe-se  de dinâmicas que se desenvolvem em duas etapas, sendo a primeira focalizada nas experiências pessoais dos estudantes e a segunda, enfocando as perspectivas profissionais. Inclui música para sensibilização e ambientação, técnicas projetiva (desenho a partir de uma frase indutora sobre o tema), simulação (cenas em que os próprios estudantes, em grupo, criam o roteiro e realizam a dramatização) e fotografia (os próprios estudantes fotografam as cenas criadas na simulação para análise, reflexão e debate). Todas estas técnicas, articuladas, levam os estudantes a produzirem sentidos sobre a morte e os cuidados de enfermagem, refletirem, criticarem e ressignificarem as experiências e vivências sobre o tema, relatadas no início da atividade

 

 

 

2 › Protocolo de cuidados de enfermagem para a detecção precoce de infiltração e extravasamento em neonatos

Nova tecnologia de cuidado aos neonatos em uso de terapia intravenosa, promovendo a segurança e a qualidade da assistência de enfermagem. Produto da dissertação de mestrado intitulada: Protocolo de cuidados de enfermagem para detecção de infiltração e extravasamento em neonatos (Fernanda Campos, 2017).

Cuidados de enfermagem para detecção de infiltração e extravasamento em neonatos 

 

3 › Cartilha: Orientações para transplante renal

Construída com base no compartilhamento de saberes e práticas dos clientes renais crônicos e dos profissionais sobre o cuidado de si no pré e no pós-transplante renal. Baseou-se na teoria problematizadora de Freire aliado ao método de pesquisa convergente-assistencial. A cartilha elaborada contribui para uma consciência crítica para o cuidado de si no pré e no pós-transplante. Produto da dissertação de mestrado Saberes e práticas compartilhados com clientes renais a transplantar: educação em saúde para o cuidado de si de (Simone Aparecida Ferreira, 2017).
Orientações para transplante renal

 

 

4 › Cartilha: Cuidado ao homem em cirurgia oncológica com necessidades de saúde e qualidade de vida

Foi construída com base nas necessidades de cuidado identificadas a partir dos domínios da qualidade de vida relacionada à saúde afetados dos homens com câncer. Como tecnologia educativa,  estimula a tomada de decisão no cuidado à saúde, maximizando a qualidade de vida. Produto da tese de doutorado: Cuidado clínico ao homem em cirurgia oncológica do trato aerodigestivo superior com necessidade de saúde e qualidade de vida (Ana Angélica de Freitas, 2017).

Cuidado ao homem em cirurgia oncológica