PROGRAMA DE INSERÇÃO DOS NOVOS DOCENTES PERMANENTES DO PPG-EEAN

 

          O “Programa de Inserção de Novos Docentes Permanentes do PPG-EEAN” é uma política indutora adotada pelo Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro, alinhada às iniciativas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Área Enfermagem na CAPES no quadriênio 2025-2028, que busca fortalecer a pós-graduação brasileira através do credenciamento de novos docentes permanentes.

          No âmbito do PPG-EEAN, o objetivo desta política é atrair docentes da Escola de Enfermagem Anna Nery que demonstrem através da análise do seu perfil o potencial para o desenvolvimento da carreira de pesquisador e para a formação de recursos humanos de mestrado e de doutorado de alto nível de excelência acadêmica.

          Para fins desta política, considera-se novo docente permanente o docente que foi credenciado pelo Programa de Pós-graduação da EEAN para o primeiro quadriênio de avaliação da sua performance. O número de vagas deste programa corresponderá ao percentual mínimo de 10% e máximo de 20% do número total de docentes permanentes (DP) credenciados pelo programa para cada quadriênio.

 

  1. PERFIL MÍNIMO

1.1 Tempo de titulação mínimo de 01 ano e, máximo, de 15 anos;

1.2 Atendimento de, no mínimo, 50% da pontuação exigida aos docentes permanentes nas Diretrizes de Produção Intelectual estabelecidas para o quadriênio de solicitação nos últimos cinco anos de análise;

1.3 Apresentação de, no mínimo, uma atividade que indique o estabelecimento de colaboração internacional nos últimos cinco anos.

 

  1. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO NOVO DOCENTE PERMANENTE

2.1 Acompanhamento por um DP Sênior e pela Comissão de Acompanhamento Docente do PPG-EEAN. No período de acompanhamento, o novo docente permanente deverá desenvolver as seguintes atividades: acompanhamento dos processos de orientação do professor-tutor (participando de encontros, discussões, realizando leituras de materiais, emitindo opinião crítica sobre o texto produzido); fomento da produção científica obrigatoriamente em coautoria com o DP sênior, responsabilizando-se pelo preparo de manuscritos para submissão a periódicos científicos, em vista do atendimento dos critérios de credenciamento vigentes na pós-graduação da EEAN. O DP Sênior deverá instruir a Comissão mediante entrega de relatório sobre o acompanhamento do novo docente permanente;

2.2 Treinamento obrigatório em uma das disciplinas base do Programa durante os dois períodos letivos do primeiro ano do credenciamento, quais sejam: a) Pensamento Contemporâneo I; b) Pensamento Contemporâneo II; c) Métodos e Técnicas de Pesquisa (Metrado ou Doutorado); d) Linha de Pesquisa. Neste período do treinamento, o novo docente permanente será devidamente acompanhado por um professor do corpo permanente do programa, recredenciado há pelo menos dois quadriênios, cabendo a este o monitoramento do atendimento dos objetivos previstos pelo treinamento, especificados a seguir:

- Participar da organização e planejamento da disciplina;

- Integrar as atividades acadêmicas da disciplina;

- Participar da avaliação do processo ensino-aprendizagem da disciplina.

 

2.3 Participação em Programa de Formação do Novo Docente Permanente promovido pela Coordenação de Pesquisa da EEAN e pela Coordenação do PPG-EEAN, voltado para a compreensão das seguintes dimensões da pós-graduação: produção científica qualificada; projetos integrados de pesquisa; internacionalização; inovação e impacto na sociedade; liderança e nucleação;

2.4 Engajamento nas diferentes atividades propostas pela Coordenação do Programa, como as oficinas de formação do docente, participação em eventos científicos, processos seletivos, integração em Comissões Assessoras e grupos de trabalho, participação em reuniões, fóruns e oficinas promovidas pelo programa, dentre outras inerentes às atribuições do docente credenciado.

 

  1. INDICADORES DE DESEMPENHO ESPERADOS DO NOVO DOCENTE PERMANENTE NO PRIMEIRO QUADRIÊNIO

Ao final do quadriênio de credenciamento como novo docente permanente, para que o docente solicite o credenciamento no status de “Docente Permanente” espera-se o alcance os seguintes indicadores:

3.1 Produção científica no formato de artigos publicados em periódicos qualificados que atendam integralmente às Diretrizes de Produção Intelectual do quadriênio de inserção;

3.2 Desenvolvimento de ações de internacionalização que atendam integralmente aos indicadores mínimos de internacionalização da Área exigidos aos docentes permanentes para o quadriênio de inserção;

3.3 Titulação mínima de um estudante de mestrado;

3.4 Desenvolvimento de ações de inserção regional e nacional que atendam integralmente aos indicadores mínimos da Área exigidos aos docentes permanentes para o quadriênio de inserção.

 

  1. OUTROS REQUISITOS AVALIADOS PARA INSERÇÃO COMO NOVO DOCENTE PERMANENTE

4.1 Pesquisa e Produção científica: participação em Grupo de Pesquisa cadastrado no Diretório de GP do CNPq; coordenação ou participação de Projeto de Pesquisa vinculado a Grupos de Pesquisa do CNPq;

4.2 Ensino/Formação: experiência de ensino em curso de graduação; conclusão de orientação de pesquisa de estudantes de Graduação e/ou Pós-graduação Lato-Sensu e/ou PG Stricto Sensu; participação em bancas examinadoras de teses, dissertações, monografias de Graduação e/ou Pós-Graduação Lato Sensu;

4.3 Extensão/Inserção social: participação em atividades/projetos de extensão institucionais;

4.4 Inserção regional/nacional/internacional: Demonstração, por meio das atividades realizadas nos últimos cinco anos e através do plano de trabalho prospectivo apresentado na solicitação de inserção no PPG, perfil profissional que evidencie tendência de crescimento, nas cooperações regionais, nacionais e internacionais e na liderança.

 

  1. DISPOSIÇÕES FINAIS

5.1 A Chamada Interna do “Programa de Inserção de Novos Docentes Permanentes” será lançada ao início de cada quadriênio pela Coordenação do Programa de Pós-graduação e, excepcionalmente, ao longo do quadriênio, de acordo com a avaliação da Coordenação da composição docente e fluxos de estudantes;

5.2 A Coordenação do Programa decidirá ao final do quadriênio sobre a manutenção ou não dos registros dos indicadores do novo docente permanente para fins de avaliação do PPG-EEAN junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes;

5.3 Ao final do quadriênio de registro como novo docente permanente os docentes deverão se submeter ao edital de “Credenciamento como Docente Permanente”. Àqueles que eventualmente não alcançarem os indicadores de desempenho esperados para o credenciamento como “Docente Permanente”, não poderão integrar novamente este Programa e serão descredenciados.

 

Aprovado na Reunião Ordinária da CEPGPEn em 01/10/2025.

  

Profa. Dra. Sabrina da Costa Machado Duarte

Coordenadora do PPG EEAN/ UFRJ