Linha de Pesquisa: Gestão em Saúde e Exercício Profissional

 

Descrição: Apresenta como objeto de estudo o gerenciamento do cuidado de enfermagem ao paciente com insuficiência cardíaca em acompanhamento ambulatorial.
Objetivos:
1 › Identificar as variáveis clínicas, sociais e demográficas do paciente assistido no ambulatório de Insuficiência Cardíaca em um hospital público universitário;
2 › Correlacionar as variáveis clínicas e sociais deste paciente;
3 › Discutir a prevalência de polifarmácia dos pacientes com IC;
4 › Verificar a efetividade de um serviço remoto de orientação educacional para o autocuidado no tratamento não medicamentoso e qualidade de vida dos pacientes com IC;
5 › Propor subsídios para planejamento do cuidado no atendimento ambulatorial de pacientes com insuficiência cardíaca.
O projeto pretende contribuir para as práticas do cuidado multidisciplinar visando a melhoria da estruturação de serviços e clínicas que atendam pacientes com insuficiência cardíaca.
Docente: Marluci Andrade Conceição Stipp.
Descrição: Desenvolvimento de ciência, tecnologias e inovações nas áreas de conhecimento da administração em enfermagem e saúde e dos cuidados paliativos, com implicações para a prática, para os serviços, para a política e para a educação. O gerenciamento dos processos de cuidar em enfermagem e saúde nos diferentes cenários de prática na área da oncologia e de outras condições crônicas que ameacem a continuidade da vida.
Docentes: Marcelle Miranda da SilvaÍtalo Rodolfo Silva.
Descrição: Trata-se de um estudo de intervenção com o objetivo geral de propor um projeto de articulação na rede de atenção aos portadores de câncer e família moradores na região da Baixada Litorânea do Rio de Janeiro, com ênfase no autogerenciamento para melhoria das condições de saúde e qualidade de vida.
Desenvolvido em Quatro Etapas:
Fase 1: Diagnóstico situacional: de aspectos epidemiológicos, culturais e organizacionais que configuram a Baixada Litorânea do Rio de Janeiro e os nexos com a atenção oncológica na região; das situações vivenciadas por pessoas com câncer e seus familiares no processo do adoecimento e as necessidades de ajuda para o autogerenciamento de suas condições de saúde; e dos saberes, práticas e habilidades dos enfermeiros da ESF para operacionalização das diretrizes da Política Nacional de Atenção Oncológica na Atenção Básica visando o delineamento de um projeto de apoio aos usuários familiares que favoreça a articulação na rede de atenção.
Fase 2: Delineamento do Projeto de Cuidado e Apoio a Pessoas com Câncer e Família na Atenção Básica e validação com especialistas.
Fase 3: Implementação da proposta através de estudo de caso para avaliação da efetividade das intervenções utilizadas para promover o autogerenciamento das condições de saúde de pessoas com câncer e família.
Fase 4: Avaliação da implementação do projeto de apoio e cuidado a pessoas com câncer e família, configurado a partir de estratégias interdisciplinares, para promoção do autogerenciamento dos portadores de câncer e família e que favoreçam a integração no funcionamento da rede de atenção oncológica na Baixada Litorânea do Rio de Janeiro.
Docente: Marléa Crescêncio Chagas.

Linha de Pesquisa: Enfermagem e Saúde do Trabalhador


Descrição: Pesquisa que trata da saúde do trabalhador com objetivo de conhecer as realidades de saúde, processo de saúde (condições de trabalho e organização do trabalho) e efeitos do trabalho para a saúde dos trabalhadores, na perspectiva da promoção da saúde e prevenção do adoecimento.
Docente: Regina Célia Gollner Zeitoune.
Descrição: O estudo da qualidade de vida no trabalho (QVT) vem a cada dia se transformando numa área privilegiada de análise nos diversos setores da economia, inclusive, no setor saúde, em especial, na Enfermagem, dada a exiguidade de estudos nesta área. Relativamente aos trabalhadores de saúde, algumas características são bastante peculiares: as relações de trabalho conflituosas, comunicação interpessoal, a organização do trabalho, o processo de trabalho, conflito de direitos e a convivência com situações de violência.
Objetivos Geral:
1 › Identificar o padrão de qualidade de vida no trabalho dos profissionais.
Objetivos Específicos:
1 › Identificar o processo de trabalho dos trabalhadores e o padrão de exposição a riscos ocupacionais dos profissionais;
2 › Discutir o processo de trabalho e a relação com o direito do trabalhador;
3 › Mensurar a magnitude da associação entre as cargas de trabalho e desfechos como a capacidade para o trabalho, a satisfação no trabalho, qualidade de vida no trabalho e a taxa de absenteísmo e presenteísmo;
4 › Promover inovação na gestão, a partir da análise das cargas de trabalho, mudanças nas rotinas e nos processos de trabalho de forma a reduzir os riscos e danos à saúde do trabalhador.
Docentes: Sheila Nascimento Pereira de Farias Márcia Tereza Luz Lisboa.

Linha de Pesquisa: Enfermagem em Saúde Mental


Descrição: Trata-se de um projeto integrado de pesquisa com vistas ao desenvolvimento da linha de pesquisa “Enfermagem Psiquiátrica e o contexto da atenção primária”, do Grupo de Pesquisa do CNPq- Enfermagem e Saúde Mental dos Grupos Humanos. O objeto de estudo é o papel profissional da equipe de enfermagem em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Estudos demonstram haver divergências no trabalho realizado pela equipe de enfermagem nos diferentes tipos de CAPS existentes no país, apesar da legislação que rege o funcionamento desse serviço ter como elemento comum a determinação de que o mesmo deve ser o centro da Rede de Atenção Psicossocial (RAP), que visa substituir de vez o hospital psiquiátrico. As divergências nas ações da equipe de enfermagem nos CAPS relacionam-se com as transformações históricas que permeiam a construção da identidade profissional da equipe de enfermagem na assistência em psiquiatria e em saúde mental. Sendo assim, o estudo tem como objetivo geral analisar como o trabalho em CAPS influencia na construção da identidade profissional da enfermagem em saúde mental, no contexto da reforma psiquiátrica; e específicos: Descrever o papel profissional da equipe de enfermagem nos diferentes tipos de CAPS; Analisar o cuidado em saúde mental desenvolvido pela equipe de enfermagem que trabalha em CAPS sob a lógica da reforma psiquiátrica; Discutir como o trabalho em CAPS vem contribuindo para a transformação da identidade profissional da enfermagem em saúde mental.
Docente: Maria Angélica de Almeida Peres.

Linha de Pesquisa: Enfermagem em Saúde Coletiva


Descrição do Objetivo Geral: Realizar treinamento em álcool, crack e outras drogas na Atenção Básica a todos os profissionais da equipe Saúde da Família das Áreas de Planejamento- AP 3.1 e 1.0 da cidade do Rio de janeiro.
Objetivos Específicos: Levantar o perfil dos clientes atendidos pela Estratégia Saúde da Família ESF, relacionados aos usuários de álcool, crack e outras drogas, utilizando o questionário ASSIST, nessas áreas; Determinar a prevalência dos fatores de risco dos usuários de álcool, crack e outras drogas, atendidos pela ESF, nessas áreas; Avaliar o impacto das Intervenções Breves no cuidado aos usuários de álcool, crack e outras drogas atendidos pelos profissionais da equipe Saúde da Família, dessas áreas.
Pesquisa quantitativa, realizada em unidades de saúde da família localizadas no Município do Rio de Janeiro.
Docente: Ângela Maria Mendes Abreu.
Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa e extensão desenvolvido em uma comunidade de baixa renda do município do Rio de Janeiro.
Objetivos Propostos: Avaliar as condições de saúde e nutrição das crianças e adolescentes que frequentam o Centro Educacional Comunitário; Avaliar a prevalência do aleitamento materno na comunidade; Analisar os fatores associados à prática da amamentação e ao estado nutricional das crianças estudadas; Desenvolver orientações de saúde junto aos funcionários e responsáveis pelas crianças e adolescentes; Promover rodas de conversa sobre temas de interesse dos adolescentes; Favorecer a formação de agentes multiplicadores do conhecimento na comunidade; Criar um grupo de promoção e apoio à amamentação na comunidade; Desenvolver orientações sobre as técnicas de amamentação junto as mulheres residentes na comunidade; Promover discussões sobre temas de interesse das mães que amamentam; Realizar campanhas e feiras de saúde na comunidade e fortalecer o vínculo da população com o serviço de saúde local.
Docente: Maria Helena do Nascimento Sousa.
Descrição: Investigações e estudos sobre os aspectos envolvidos com o processo saúde-doença entre os diferentes grupos da população; a Estratégia de Saúde da Família e as práticas de enfermagem e interdisciplinares na promoção e recuperação da saúde de usuários; integralidade como estratégia de atenção à saúde; avaliação de unidades e serviços básicos de saúde por usuários; multidimensionalidade do adoecimento e da recuperação da saúde na perspectiva individual, coletiva e dos profissionais de saúde; o adoecimento e a rede de suporte social; satisfação de usuários; cotidiano assistencial do tratamento de portadores de doenças crônicas não transmissíveis, portadores de tuberculose, hanseníase e AIDS; práticas assistenciais profissionais desenvolvidas em unidades de Atenção Primária à Saúde; humanização em saúde na perspectiva de usuários e profissionais de serviços de atenção básica, sentidos do cuidado em saúde coletiva.
Docente: Elisabete Pimenta Araújo Paz.

Linha de Pesquisa: Cuidado de Enfermagem Hospitalar


Descrição: Estudo sobre abordagem comunicativa do enfermeiro e cliente em nefrologia.
Objetivo Geral: Levantar a abordagem comunicativa verbal e não verbal do enfermeiro, cliente e familiar quando esse estiver presente durante o atendimento no ambulatório de tratamento conservador, nas terapias renais substitutivas hemodiálise e diálise peritoneal.
Objetivos Específicos: Instituir uma intervenção do enfermeiro junto ao cliente e familiar em sala de espera no ambulatório de tratamento conservador, quando inexistente; planejar consulta de enfermagem e ações interdisciplinares a partir das necessidades apontadas pelos clientes e familiares na abordagem da sala de espera; acompanhar o processo de enfrentamento e adaptação dos clientes ao diagnóstico e ao início da terapia renal substitutiva, quando indicada; identificar as principais manifestações do cliente que desencadeiam uma abordagem comunicativa do enfermeiro durante o atendimento; discutir as condições que influenciam na abordagem comunicativa do enfermeiro e cliente durante o cuidado prestado nas diferentes fases do tratamento; analisar como a comunicação verbal e não verbal media as interações durante o cuidado de enfermagem prestado ao cliente nas diferentes fases; desenvolver para cada uma das etapas (tratamento conservador, diálise peritoneal e hemodiálise) um vídeo simulado sobre a abordagem comunicativa do enfermeiro e do cliente.
Docente: Silvia Teresa Carvalho de Araújo.

Linha de Pesquisa: Enfermagem em Saúde da mulher


Descrição: Objetiva-se investigar as questões que envolvem a saúde sexual e reprodutiva dos diversos grupos humanos como heterossexuais, homossexuais, adolescentes, mulheres no climatério, em situação de infertilidade/esterilidade, em situação de violência doméstica, com DST/HPV; Identificar os sentidos e conteúdos que os diversos grupos humanos atribuem à saúde sexual e reprodutiva; Discutir os aspectos biopsicossociais e culturais desses diversos grupos relacionados à saúde sexual e reprodutiva; Analisar as implicações dessas representações nas suas práticas sexuais e reprodutivas. Pesquisas quantitativas e qualitativas na perspectiva psicossocial da Teoria das Representações Sociais são realizadas com homens e mulheres da infância à terceira idade.
Docente: Ana Beatriz Azevedo Queiroz.
Descrição: Este estudo visa a avaliação da qualidade nas maternidades e serviços de saúde em atendimento à mulher desde a menarca, passando pelo ciclo reprodutivo, até o climatério.
Objetivos: Discutir propostas de melhoria da qualidade da assistência à saúde da mulher, frente à satisfação; analisar as possibilidades e limites dessa assistência numa perspectiva de diagnosticar a situação de saúde e da atenção às mulheres nestes cenários, com enfoque prioritário nos processos administrativo e assistencial. A metodologia de investigação situa-se na pesquisa qualitativa, analítica, descritiva e exploratória, sustentada na problemática da assistência à saúde da mulher em suas diferentes fases de vida biológica, numa abordagem histórico-sociológica, e incorporando as políticas de saúde e princípios de gestão para a qualidade. Diante das vivências nos cenários de atuação, houve a necessidade de expandir as pesquisas para o atendimento às mulheres em situação de violência, considerando os casos identificados durante a assistência em diferentes setores. Sabendo-se que a violência interpessoal constitui-se numa violação aos direitos humanos e o drama vivenciado nos diferentes cenários da sociedade é recorrente, destrói a autoestima e diminui a qualidade de vida da mulher com consequências à estruturação pessoal, familiar e social, associou-se nesta linha da qualidade alternativas para ampliar a discussão desenvolvendo pesquisas com intervenções articuladas entre elementos da rede social em prol da saúde da mulher em situação de violência ou isolamento nas relações violentas.
Docente: Maria Aparecida Vasconcelos Moura. 

Linha de Pesquisa: Saúde da criança e do adolescente


Descrição: O cuidado desenvolvimental tem sido um termo utilizado nacionalmente e internacionalmente e consiste em promover o crescimento e desenvolvimento do recém-nascido (Rn), especialmente o prematuro e baixo-peso ao nascer internado em unidades neonatais, além de favorecer a participação efetiva da família e de se colocar como um cuidado que é particularmente multidisciplinar devido à sua abrangência.
Objetivos: Identificar conhecimentos e práticas dos profissionais de saúde quanto a interferência dos fatores ambientais e de procedimentos invasivos como fonte de estresse e dor ao recém-nascido e a aplicação de medidas disponíveis e consensuais no desenvolvimento do Rn na unidade de terapia intensiva neonatal das unidades neonatais do Município do Rio de Janeiro; Conhecer as práticas descritas pelos profissionais de saúde acerca das medidas utilizadas para minimizar a dor e o estresse do recém-nascido nas unidades neonatais; Comparar as práticas descritas pelos profissionais de saúde com as preconizadas como potencialmente eficazes para minimizar a dor e o estresse do Rn voltados ao desenvolvimento; Identificar a visibilidade dos cuidados centrados no desenvolvimento do recém-nascido internados no alojamento conjunto, unidade de terapia intensiva neonatal, refletido nos principais periódicos de enfermagem e especializados na área de neonatologia e pediatria internacional; Determinar as demandas de cuidados centrados no desenvolvimento diante do perfil que essas crianças apresentam e a tendência da produção científica nacional e internacional; Resgatar as situações problemas que envolvem o cuidado centrado no desenvolvimento do recém-nascido e sua família em diferentes cenários; Discutir as práticas de cuidado voltados para o desenvolvimento do Rn adotadas pelos profissionais para atender as necessidades dessas crianças durante a sua hospitalização.
Docente: Marialda Moreira Christoffel.
Descrição: Objeto de estudo: A produção e validação de ferramentas tecnológicas (guia de cuidado para aplicativo móvel) de tradução de conhecimento, nos cuidados de enfermagem de crianças com necessidades especiais de saúde (CRIANES).
Objetivo Geral: Produzir e validar guias de cuidado à crianças com necessidades especiais de saúde, segundo a tipologia de cuidado, os desafios dos familiares cuidadores e de profissionais da equipe de saúde da família da Área de Planejamento. 1.0 na cidade do Rio de Janeiro.
Objetivos Específicos:
a) Selecionar narrativas que retratam as experiências dos familiares cuidadores no cuidado de CRIANES, na transição do domicílio e para a comunidade, a partir do banco de dados gerado no trabalho de campo de pesquisas CRIANES entre 2010-2015,
b) Classificar as necessidades em saúde e as demandas de atenção das CRIANES segundo a tipologia de cuidado (medicamentosos, habituais modificados, de desenvolvimento, e tecnológico);
c) Buscar as melhores evidências científicas que fundamentam as ações de cuidado e incorporá-las na produção das guias eletrônicas de cuidado nas versões para website e aplicativo móvel;
d) Disponibilizar as guias eletrônicas entre os enfermeiros/as da equipe de saúde da família da AP 1.0, área de abrangência do HESFA/UFRJ, que possuem equipamento smartphone, via plataforma virtual;
e) Avaliar a usabilidade, navegabilidade, disponibilidade dos conteúdos e aplicabilidade do aplicativo móvel, pelos/as enfermeiros/as, em três rodadas com intervalo de 1 mês;
f) Discutir a pertinência e aplicabilidade das guias de cuidado na resolutividade das demandas de aprendizagem dos familiares cuidadores de crianças com necessidades de cuidados especiais de saúde, para a validação do aplicativo móvel.
Docente: Ivone Evangelista Cabral | Juliana Rezende Montenegro Medeiros de Moraes.
Descrição de Objeto de Estudo: Do conhecimento-a-ação na transição dos cuidados hospital-casa de crianças com demandas de cuidados clinicamente complexos e contínuos (CRIANES-CCC) em um estudo de prevalência, produção e validação de vídeos.
Objetivo Geral: Determinar a prevalência de crianças com necessidades especiais de saúde e demandas de cuidados clinicamente complexos e contínuos (CRIANES-CCC), na transição do hospital para casa e na comunidade nas cidades do Rio de Janeiro (capital) e Rio das Ostras (interior). Produzir e validar vídeos curtos sobre cuidados de CRIANES – CCC com a participação de experts (produção visual e profissionais de saúde) e familiares cuidadores residente nas cidades do Rio de Janeiro (capital).
Objetivos específicos:
a) Determinar a prevalência de CRIANES-CCC na transição hospital-casa, em três instituições hospitalares da cidade do Rio de Janeiro;
b) Determinar a prevalência de CRIANES-CCC em unidades de atenção primária à saúde do Rio de Janeiro, a partir do banco de dados de pesquisa CRIANES gerados entre 2010-2018;
c) Determinar a prevalência de CRIANES-CCC em unidades de atenção primária à saúde da cidade de Rio das Ostras;
d) Selecionar narrativas que retratam as experiências dos familiares cuidadores no cuidado de CRIANES, na transição hospital- casa, a partir do banco de dados gerado no trabalho de campo de pesquisas CRIANES entre 2010-2018,
e) Classificar as necessidades em saúde e as demandas de atenção das CRIANES-CCC, segundo a tipologia de cuidado misto;
f) Sistematizar as melhores evidências científicas que fundamentam as ações de cuidado e incorporá-las na produção dos vídeos sobre cuidados com a traqueostomia e gastrostomia;
g) Disponibilizar tablets com os vídeos, para enfermeiros/as da equipe de saúde da família que são alunos do mestrado profissional em atenção primária a saúde da UFRJ ou por eles indicados;
h) Avaliar a aplicabilidade (função, uso e eficácia) em três rodadas com intervalo de um mês;
i) Discutir a validade e aplicabilidade dos videos na resolutividade das demandas de familiares cuidadores de CRIANES-CCC.
Resultados esperados para os enfermeiros da atenção primária: os vídeos sejam instrumentos auxiliares no processo de acompanhamento de familiares cuidadores na prestação de cuidados a CRIANES – CCC, com gastrostomia e traqueostomia em casa. Resultados esperados para as CRIANES – CCC: intervenções de cuidados com os dispositivos tecnológicos em condições resolutivas e seguras, reduzindo os eventos de reinternações hospitalares sensíveis aos cuidados em casa.
Docente: Ivone Evangelista Cabral.
Descrição: A enfermidade e a hospitalização são consideradas situações traumáticas e estressantes para a criança, em qualquer idade, produzindo uma relação particular com o ambiente onde as ações de saúde interferem no seu corpo e no vínculo com a família. O convívio com a família no espaço hospitalar torna-se imprescindível como fonte de segurança e apoio para o enfrentamento da doença, em destaque, da cirurgia.
Objeto: Participação do familiar/acompanhante da criança submetida à cirurgia no perioperatório.
Objetivos: Descrever a experiência do familiar/acompanhante da criança submetida à cirurgia no perioperatório; analisar a participação do familiar/acompanhante da criança submetida à cirurgia no perioperatório; e discutir as implicações da participação do familiar/acompanhante no perioperatório para a prática assistencial de enfermagem. Este estudo oferecerá conhecimentos científicos para os enfermeiros aprimorarem a visão do cuidado centrado na família com vistas à construção de uma prática que favoreça o relacionamento entre enfermeiro-criança-família no enfrentamento de dificuldades, especialmente em situação de cirurgia da criança.
Docente: Isabel Cristina dos Santos Oliveira.

Linha de Pesquisa: Concepções Teóricas, Cuidados Fundamentais e Tecnologias na Enfermagem


Descrição: Este projeto integrado de pesquisa investe no estudo do cuidado como expressão da ciência e da arte de cuidar, em busca da caracterização de uma clínica que aluda a especificidade do cuidado de enfermagem. A abordagem do objeto, o cuidado de enfermagem, é feita a partir de múltiplos referenciais: da ciência da enfermagem, da antropologia social e da psicologia social.
Objetivo Geral: Caracterizar os processos de constituição e os conteúdos das representações de profissionais, estudantes e de usuários sobre a saúde, a doença e o cuidado, de modo a identificar seus conhecimentos, atitudes e ações frente a tais fenômenos. Nesta fase II investe-se na clínica do cuidado com enfoque em grupos humanos vulneráveis, a exemplo dos idosos e população LGBTI+, em doentes crônicos e em cuidados paliativos, especialmente na abordagem da espiritualidade.
Docente: Márcia de Assunção Ferreira.
Descrição do Objetivo Geral: Relatar os resultados clínicos do emprego da auriculoterapia como tratamento complementar ao convencional, no controle da dor crônica em usuários da atenção básica.
Objetivos Específicos: Descrever as informações registradas nos prontuários de usuários, de acordo com o tipo e localização da dor, tempo de tratamento e número de sessões de auriculoterapia, atividades afetadas pela dor e melhoras obtidas com o tratamento. Relacionar tais resultados clínicos registrados nos prontuários com as experiências relatadas pelos usuários sobre as respostas obtidas com o emprego da auriculoterapia como tratamento complementar.
Docente: Neide Aparecida Titonelli Alvim.
Descrição: Projeto integrado inserido no tema das tecnologias para a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e Processo de Enfermagem.
Objetivos e Metas: Investigar processos para o desenvolvimento de tecnologias, Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) e demais aplicativos essenciais para a SAE e aprendizado clínico de enfermeiros; Validar tecnologias digitais dirigidas a implementação da SAE; Avaliar a aceitação da equipe de enfermagem a novas tecnologias de sistematização da assistência tendo por base teorias e modelos; Articular os conhecimentos da interação em ambientes virtuais com teorias explicativas de enfermagem com vistas a desenvolver ambientes e tecnologias mais efetivas e eficazes no campo da sistematização da assistência; Subsidiar o uso de tecnologias de simulação digital e de manequins de alta performance com evidências de pesquisa que encaminhem para as melhores práticas de uso das tecnologias em questão; Desenvolver sistemas de apoio a decisão clínica e gerencial que permita ao enfermeiro aplicar em sua práticas os diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem; Validar indicadores clínicos como critérios de acurácia clínica para fenômenos diagnósticos de enfermagem em condições situacionais de agravos à saúde (doenças e incapacidades) e situações do processo vital (gravidez, lactância). Desenham-se subprojetos de naturezas: exploratória, descritiva, correlacional e analítica, e de desenvolvimento tecnológico.
Docente: Marcos Antônio Gomes Brandão.
Descrição: Trata-se de projeto integrado de pesquisa vinculado às atividades acadêmicas do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Saúde em Emergências e Desastres, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GEPESED-UFRJ), que tem por finalidade o desenvolvimento de tecnologias direcionadas ao gerenciamento e redução de risco de desastres em cenário hospitalar.
Docente: Alexandre Barbosa de Oliveira.
Descrição: Na Unidade de Terapia Intensiva a comunicação é a base para a transferência de informações e da responsabilidade sobre o paciente entre profissionais, o que se denomina handover. Estudos preliminares revelam evidências de falhas de comunicação no handover, as quais caracterizam-se por omissões, negligência e ausência de princípios fundamentais durante a troca de informações. Tais falhas na terapia intensiva podem causar danos sérios aos pacientes, pois comprometem a continuidade do cuidado. Os enfermeiros são reconhecidos como fundamentais para a garantia desta continuidade do cuidado, visto que estão com os pacientes internados durante a maior parte do tempo de sua hospitalização. Diante disso, objetiva-se analisar o processo de comunicação entre os profissionais da equipe de enfermagem que atuam na terapia intensiva durante a transferência de informações sobre o paciente - handover sob a ótica da segurança do paciente hospitalizado. Pesquisa pautada no referencial teórico de Berlo. Espera-se a partir dos resultados avaliar possibilidades de estratégias que promovam a segurança da comunicação entre os profissionais da equipe de enfermagem durante o handover na terapia intensiva.
Docentes: Rafael Celestino da Silva | Juliana Faria Campos.
Descrição: Trata-se de projeto integrado de pesquisa que emprega o referencial das representações sociais e da segurança do paciente, com o desenvolvimento de subprojetos de pesquisa com abordagens qualitativas e quantitativas em cenários de cuidados hospitalares.
Objetivos: Produzir e avaliar a efetividade de tecnologias que possam ser utilizadas na prevenção de eventos adversos ao paciente hospitalizado; bem como conhecer como se organizam e se estruturam os sentidos sociosimbólicos que orientam as práticas de cuidado dos profissionais, as quais impactam na segurança da clínica do cuidado de enfermagem. Nesta fase de desenvolvimento do projeto, os estudos centram-se na temática da manutenção da integridade da pele.
Docente: Rafael Celestino da Silva.
Descrição: Pesquisa que visa investigar as melhores práticas da assistência de enfermagem aplicadas ao processo de administração de medicamentos em ambientes hospitalares. A administração de medicamentos é uma das atividades mais sérias e de maior responsabilidade da enfermagem e, para sua execução, é necessária a aplicação de vários princípios científicos associados à existência de um sistema seguro, com processos desenvolvidos para dificultar as oportunidades de erros, auxiliando o profissional a não concorrer ao erro.
Objetivo Geral: Trata da prática de administração de medicamentos pela equipe de enfermagem em cenários hospitalares.
Objetivos Específicos: Identificar como se processa a administração de medicamentos pela equipe de enfermagem nas unidades de internação hospitalar de baixa e media complexidade de um Hospital Universitário; Analisar a prática de administração de medicamentos pela equipe de enfermagem à luz das melhores práticas voltadas para segurança do paciente; Elaborar protocolos (ferramentas tecnológicas) direcionados a prática de administração de medicamentos como subsidio para as equipes de enfermagem.
Pesquisa translacional, de tipologia descritiva, exploratória, subsidiada pela prática baseada em evidência. O estudo viceja a construção compartilhada de protocolos direcionados a equipe de enfermagem, que abarquem os preceitos e melhores práticas voltadas para administração de medicamentos no ambiente hospitalar.
Docente: Graciele Oroski Paes.
Descrição: O presente estudo tem como objeto o significado da construção do conhecimento na enfermagem a partir da interação humana.
Objetivos Definidos: Caracterizar atitudes, comportamentos, práticas, manifestações e sentimentos que permeiam a vivência do enfermeiro e do cliente; discutir, a partir do mundo experiencial, como interagem o enfermeiro e o cliente, considerando o cuidado e processo de construção do conhecimento; propor uma teoria explicativa, relacionando a construção do conhecimento e a interação humana, a partir da vivência na enfermagem. Como referencial teórico, optou-se pelo interacionismo simbólico. A abordagem metodológica escolhida foi a pesquisa qualitativa sob orientação dos conceitos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Assim, pretende-se compreender e explicar como o enfermeiro e o cliente vivenciam o cuidado e a construção do conhecimento a partir da interação humana.
Docente: Gláucia Valente Valadares.

Linha de Pesquisa: História da enfermagem brasileira


Descrição: A produção do conhecimento acadêmico nessa pesquisa permitirá identificar e compreender a atuação e inserção da enfermagem nos espaços sociais que exigiram investimento no saber/fazer especializado, em diferentes contextos históricos, na sociedade brasileira. Com isso, será possível conhecer o movimento da categoria, os avanços e retrocessos capitalizados na busca por maior reconhecimento por parte dos demais agentes no campo da saúde.
Docente: Antonio José de Almeida Filho.
Descrição: O estudo tem como objeto a participação das entidades organizativas da enfermagem para o desenvolvimento da profissão no século XX, em três países sob regimes ditatoriais, e seus desdobramentos.
Objetivo Geral: Analisar a atuação das entidades organizativas da enfermagem para o desenvolvimento da profissão.
Objetivos Específicos: Analisar os constituintes históricos que nortearam a relação da profissão com suas entidades representativas no Brasil, Peru e Portugal; analisar, em cada configuração histórica, as implicações das reproduções das divisões sociais do trabalho relacionadas ao gênero e às relações sexistas, envolvendo o cuidado, o ensino e a pesquisa, no período de 1964 a 2000; analisar as repercussões das transformações ocorridas no sistema educacional brasileiro, peruano e português no período de 1964-2000 para a atuação das entidades organizativas da profissão nesses países, com representatividade nos campos cultural, educacional, científico e político.
Estudo histórico, qualitativo, cujo corpus documental será constituído de documentos escritos pertencentes aos Acervos Históricos do Brasil, do Peru e de Portugal.
Docente: Tânia Cristina Franco Santos.