O ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu ocorre mediante seleção pública, cujas normas são estabelecidas por Edital Público de Seleção aprovado pela Comissão de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa em Enfermagem (CEPGPEn). O público alvo do processo seletivo são profissionais de enfermagem, profissionais da área da Saúde e de áreas Afins.
O Edital é publicado com antecedência mínima de 30 dias da data determinada para as inscrições. A seleção é feita com base no mérito científico do projeto de pesquisa do candidato, mediante apresentação de projeto de pesquisa, de plano de trabalho e de curriculum vitae, no qual o candidato deverá apresentar seus títulos, produção científica, experiência profissional (no ensino, assistência e pesquisa), participação em eventos técnico-científicos, publicações de artigos, livros, capítulos de livros, resumos simples e expandidos.
Processo seletivo ao curso de Mestrado
Para o curso de Mestrado, o processo seletivo é realizado em quatro fases:
1a Fase: Prova Escrita. Consiste na leitura, análise e interpretação de texto sobre Saúde. Os critérios de avaliação comportam domínio do conhecimento, capacidade de argumentação, objetividade, fluência na escrita, articulação e coerência do pensamento nas proposições apresentadas, e emprego correto da língua portuguesa. O candidato que alcançar nota mínima 5,0 (cinco) está apto para seguir para a 2a fase.
2a Fase: Prova de Língua Estrangeira (inglês ou francês). É avaliada a capacidade de leitura e compreensão de textos em língua estrangeira sobre tema relativo à área de saúde. O candidato que alcançar nota mínima 5,0 (cinco) está apto para seguir para a 3a fase.
3ª Fase: Avaliação do Projeto de Pesquisa e do Curriculum Vitae (eliminatório e classificatório). Consiste na avaliação da consistência, da coerência teórica e metodológica, da exequibilidade do Projeto de Pesquisa e sua aderência à Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato, bem como na avaliação da qualificação, experiência acadêmico-profissional, produção científica e atividades de pesquisa do candidato expressas no Curriculum Vitae. É atribuída uma nota ao projeto de pesquisa e ao curriculum. O projeto de pesquisa é avaliado por dois docentes com aderência à Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato, sendo um deles preferencialmente o orientador pretendido. O candidato que obtém duas menções de aprovado dos avaliadores está apto para passar para a 4ª fase. O candidato deve alcançar nota mínima de 5,0 (cinco) para receber a menção de aprovado pelo avaliador. Em caso de uma menção aprovado e outra de não aprovado ocorre a apreciação do projeto de pesquisa por um terceiro avaliador.
4ª Fase: Arguição do Projeto de Pesquisa, do Plano de Atividades Complementares e do Curriculum Vitae (classificatório). Consiste na apresentação verbal do projeto de pesquisa e plano de atividades complementares pelo candidato, seguida de arguição por uma comissão de seleção, composta por três professores. Esta fase exige a presença do candidato. Para lograr aprovação o candidato deve ter a média final maior ou igual a 7,0 (sete). A arguição tem o áudio gravado pela banca examinadora para registro e versa sobre o projeto de pesquisa (aspectos formais, qualidade da comunicação e escrita acadêmica, relevância da temática do projeto, pertinência do projeto para a linha de pesquisa), plano de atividades complementares e curriculum vitae (produção bibliográfica e técnica, experiência profissional e trajetória acadêmica, coerência entre o escrito e o falado, pertinência da candidatura para este mestrado). Na oportunidade, o candidato deve tecer comentários sobre o parecer recebido na 3ª fase.
Processo seletivo ao curso de Doutorado
Para o curso de Doutorado, o processo seletivo é realizado em três fases:
1ª Fase: Prova de Língua Estrangeira (inglês, francês ou espanhol). É avaliada a Capacidade de Leitura e Compreensão de Textos em língua estrangeira sobre tema relativo à área de saúde. O candidato que alcançar nota mínima 5,0 (cinco) está apto para seguir à 2ª fase.
2ª Fase: Avaliação do Projeto de Pesquisa e do Curriculum Vitae (eliminatório e classificatório). Consiste na avaliação da consistência, da coerência teórica e metodológica, da exequibilidade do Projeto de Pesquisa e sua aderência à Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato, bem como na avaliação da qualificação, experiência acadêmico-profissional, produção científica e atividades de pesquisa do candidato expressas no Curriculum Vitae. É atribuída uma nota ao projeto de pesquisa e ao curriculum. O projeto de pesquisa é avaliado por dois docentes com aderência à Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato, sendo um deles preferencialmente o orientador pretendido. O candidato que obtém duas menções de aprovado dos avaliadores está apto para passar para a 3ª fase. O candidato deve alcançar nota mínima de 7,0 (cinco) para receber a menção de aprovado pelo avaliador. Em caso de uma menção aprovado e outra de não aprovado ocorre a apreciação do projeto de pesquisa por um terceiro avaliador.
3ª Fase: Arguição do Projeto de Pesquisa, do Plano de Atividades Complementares e do Curriculum Vitae (classificatório). Consiste na apresentação verbal do projeto de pesquisa e plano de atividades complementares pelo candidato, seguida de arguição por uma comissão de seleção, composta por três professores. Esta fase exige a presença do candidato. Para lograr aprovação o candidato deve ter a média final maior ou igual a 7,0 (sete). A arguição tem o áudio gravado pela banca examinadora para registro e versa sobre o projeto de pesquisa (aspectos formais, qualidade da comunicação e escrita acadêmica, relevância da temática do projeto, pertinência do projeto para a linha de pesquisa), plano de atividades complementares e curriculum vitae (produção bibliográfica e técnica, experiência profissional e trajetória acadêmica, coerência entre o escrito e o falado, pertinência da candidatura para este doutorado). Na oportunidade, o candidato deve tecer comentários sobre o parecer recebido na 2ª fase.
Ações Afirmativas
Considerando a Resolução CPEG nº 03 de 23 de outubro de 2018, que dispõe sobre a adoção de cotas nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFRJ, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da EEAN destina 10% das vagas do Curso de Mestrado e Doutorado para candidatos negros (pretos e pardos). Os candidatos negros que optarem pelas vagas destinadas ao programa de ações afirmativas fazem a Autodeclaração, e participam do processo seletivo em igualdade de condições dos demais candidatos quanto ao conteúdo das provas; critérios de avaliação e aprovação; local de aplicação das provas e nota mínima exigida para todos os demais candidatos.
Observação: As etapas do processo seletivo podem sofrer alterações. Para consulta-las os candidatos devem acessar cada edital específico
2018:
Acesse aqui o edital 2018.1 Mestrado
Acesse aqui o edital 2018.1 Doutorado
Acesse aqui o edital 2018.2 Mestrado
Acesse aqui o edital 2018.2 Doutorado
2019:
Acesse aqui o edital 2019.1
Acesse aqui o edital 2019.2
2020:
Acesse aqui o edital 2020.1
Acesse aqui o edital especial COVID-19
2021:
Acesse aqui o edital 2021.1
Acesse aqui o edital 2021.2
2022:
Acesse aqui o edital 2022.1
Acesse aqui o edital 2022.2
Retificação Edital de Seleção 2022.2
Cronograma - bancas de arguição
Resultados:
Recursos:
Resultado - Recurso à 4ª Fase Mestrado
2023:
Acesse aqui o edital 2023.1
BUFRJ 51-2022-Edital PPG-EEAN 2023.1
Resultados 2023.1:
Acesse aqui o Edital (espanhol)
Resultado do Procedimento de Heteroidentificação
2024:
Acesse aqui o edital 2024.1
Homologação das Inscrições - Resultado
Recurso à Homologação das Inscrições - Resultado
Cronograma Retificado - Acesse aqui
1ª Fase - Resultado
Recurso à 1ª Fase - Resultado
Cronograma Arguições - 12/12/2023 | 13/12/2023 | 14/12/2023
2ª Fase - Resultado
Recurso à 2ª Fase - Resultado
Resultado Final Doutorado 2024.1
Resultado Final Mestrado 2024.1
EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS - MESTRADO E DOUTORADO:
EDITAL Nº 139 de 19/03/2024 - Acesse aqui
EDITAL Nº 139 de 19/03/2024 (Espanhol) - Acesse aqui
2ª Fase (Arguição - outubro 2024) - Resultado
Resultado Final (novembro 2024) - Acesse Aqui
Acesse aqui o edital 2024.2
Homologação das Inscrições Mestrado e Doutorado 2024.2 - Acesse aqui
Recurso à Homologação das Inscrições - Resultado
ATENÇÃO! Cronograma Retificado - Acesse aqui
Resultado da 1ª Fase (retificado) - Acesse aqui
Cronograma Arguições - 2ª Fase
Resultado da 2ª Fase - Acesse aqui
Recurso à 2ª Fase - Resultado
Resultado Final - Resultado Doutorado | Resultado Mestrado
2025:
Acesse aqui o edital 2025.1
Formulários:
Ficha de Inscrição
Checklist
Termo de responsabilidade
Documentos: