O ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu ocorre mediante seleção pública, cujas normas são estabelecidas por Edital Público de Seleção aprovado pela Comissão de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa em Enfermagem (CEPGPEn). O público alvo do processo seletivo são profissionais de enfermagem, profissionais da área da Saúde e de áreas Afins.

O Edital é publicado com antecedência mínima de 30 dias da data determinada para as inscrições. A seleção é feita com base no mérito científico do projeto de pesquisa do candidato, mediante apresentação de projeto de pesquisa, de plano de trabalho e de curriculum vitae, no qual o candidato deverá apresentar seus títulos, produção científica, experiência profissional (no ensino, assistência e pesquisa), participação em eventos técnico-científicos, publicações de artigos, livros, capítulos de livros, resumos simples e expandidos.

 

Processo seletivo ao curso de Mestrado

 

Para o curso de Mestrado, o processo seletivo é realizado em quatro fases:

 

1a Fase: Prova Escrita. Consiste na leitura, análise e interpretação de texto sobre Saúde. Os critérios de avaliação comportam domínio do conhecimento, capacidade de argumentação, objetividade, fluência na escrita, articulação e coerência do pensamento nas proposições apresentadas, e emprego correto da língua portuguesa. O candidato que alcançar nota mínima 5,0 (cinco) está apto para seguir para a 2a fase.

 

2a Fase: Prova de Língua Estrangeira (inglês ou francês). É avaliada a capacidade de leitura e compreensão de textos em língua estrangeira sobre tema relativo à área de saúde. O candidato que alcançar nota mínima 5,0 (cinco) está apto para seguir para a 3a fase.

 

3ª Fase: Avaliação do Projeto de Pesquisa e do Curriculum Vitae (eliminatório e classificatório). Consiste na avaliação da consistência, da coerência teórica e metodológica, da exequibilidade do Projeto de Pesquisa e sua aderência à Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato, bem como na avaliação da qualificação, experiência acadêmico-profissional, produção científica e atividades de pesquisa do candidato expressas no Curriculum Vitae. É atribuída uma nota ao projeto de pesquisa e ao curriculum. O projeto de pesquisa é avaliado por dois docentes com aderência à Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato, sendo um deles preferencialmente o orientador pretendido. O candidato que obtém duas menções de aprovado dos avaliadores está apto para passar para a 4ª fase. O candidato deve alcançar nota mínima de 5,0 (cinco) para receber a menção de aprovado pelo avaliador. Em caso de uma menção aprovado e outra de não aprovado ocorre a apreciação do projeto de pesquisa por um terceiro avaliador.

 

4ª Fase: Arguição do Projeto de Pesquisa, do Plano de Atividades Complementares e do Curriculum Vitae (classificatório). Consiste na apresentação verbal do projeto de pesquisa e plano de atividades complementares pelo candidato, seguida de arguição por uma comissão de seleção, composta por três professores. Esta fase exige a presença do candidato. Para lograr aprovação o candidato deve ter a média final maior ou igual a 7,0 (sete). A arguição tem o áudio gravado pela banca examinadora para registro e versa sobre o projeto de pesquisa (aspectos formais, qualidade da comunicação e escrita acadêmica, relevância da temática do projeto, pertinência do projeto para a linha de pesquisa), plano de atividades complementares e curriculum vitae (produção bibliográfica e técnica, experiência profissional e trajetória acadêmica, coerência entre o escrito e o falado, pertinência da candidatura para este mestrado). Na oportunidade, o candidato deve tecer comentários sobre o parecer recebido na 3ª fase.

 

Processo seletivo ao curso de Doutorado

 

Para o curso de Doutorado, o processo seletivo é realizado em três fases:

 

1ª Fase: Prova de Língua Estrangeira (inglês, francês ou espanhol). É avaliada a Capacidade de Leitura e Compreensão de Textos em língua estrangeira sobre tema relativo à área de saúde. O candidato que alcançar nota mínima 5,0 (cinco) está apto para seguir à 2ª fase.

 

2ª Fase: Avaliação do Projeto de Pesquisa e do Curriculum Vitae (eliminatório e classificatório). Consiste na avaliação da consistência, da coerência teórica e metodológica, da exequibilidade do Projeto de Pesquisa e sua aderência à Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato, bem como na avaliação da qualificação, experiência acadêmico-profissional, produção científica e atividades de pesquisa do candidato expressas no Curriculum Vitae. É atribuída uma nota ao projeto de pesquisa e ao curriculum. O projeto de pesquisa é avaliado por dois docentes com aderência à Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato, sendo um deles preferencialmente o orientador pretendido. O candidato que obtém duas menções de aprovado dos avaliadores está apto para passar para a 3ª fase. O candidato deve alcançar nota mínima de 7,0 (cinco) para receber a menção de aprovado pelo avaliador. Em caso de uma menção aprovado e outra de não aprovado ocorre a apreciação do projeto de pesquisa por um terceiro avaliador.

 

3ª Fase: Arguição do Projeto de Pesquisa, do Plano de Atividades Complementares e do Curriculum Vitae (classificatório). Consiste na apresentação verbal do projeto de pesquisa e plano de atividades complementares pelo candidato, seguida de arguição por uma comissão de seleção, composta por três professores. Esta fase exige a presença do candidato. Para lograr aprovação o candidato deve ter a média final maior ou igual a 7,0 (sete). A arguição tem o áudio gravado pela banca examinadora para registro e versa sobre o projeto de pesquisa (aspectos formais, qualidade da comunicação e escrita acadêmica, relevância da temática do projeto, pertinência do projeto para a linha de pesquisa), plano de atividades complementares e curriculum vitae (produção bibliográfica e técnica, experiência profissional e trajetória acadêmica, coerência entre o escrito e o falado, pertinência da candidatura para este doutorado). Na oportunidade, o candidato deve tecer comentários sobre o parecer recebido na 2ª fase.

 

Ações Afirmativas

Considerando a Resolução CPEG nº 03 de 23 de outubro de 2018, que dispõe sobre a adoção de cotas nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFRJ, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da EEAN destina 10% das vagas do Curso de Mestrado e Doutorado para candidatos negros (pretos e pardos). Os candidatos negros que optarem pelas vagas destinadas ao programa de ações afirmativas fazem a Autodeclaração, e participam do processo seletivo em igualdade de condições dos demais candidatos quanto ao conteúdo das provas; critérios de avaliação e aprovação; local de aplicação das provas e nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

 

Observação: As etapas do processo seletivo podem sofrer alterações. Para consulta-las os candidatos devem acessar cada edital específico

2018:

Acesse aqui o edital 2018.1 Mestrado

Acesse aqui o edital 2018.1 Doutorado

Acesse aqui o edital 2018.2 Mestrado

Acesse aqui o edital 2018.2 Doutorado

2019:

Acesse aqui o edital 2019.1

Acesse aqui o edital 2019.2

2020:

Acesse aqui o edital 2020.1

Acesse aqui o edital especial COVID-19

2021:

Acesse aqui o edital 2021.1

Acesse aqui o edital 2021.2

2022:

Acesse aqui o edital 2022.1

Acesse aqui o edital 2022.2

Retificação Edital de Seleção 2022.2

Homologação das Inscrições

Cronograma - bancas de arguição

Resultados:

Resultado - 1ª Fase Mestrado  Resultado - 1ª Fase Doutorado 
Resultado - 2ª Fase Mestrado  Resultado da 2ª Fase Doutorado
Resultado da 3ª Fase Mestrado Resultado da 3ª Fase Doutorado
Resultado da 4ª Fase Mestrado Resultado Final Doutorado
Errata - Resultado 4ª Fase Mestrado  
Resultado Final Mestrado  

Recursos:

Resultado - Recurso à 4ª Fase Mestrado

 

2023:

Acesse aqui o edital 2023.1

BUFRJ 51-2022-Edital PPG-EEAN 2023.1

Resolução CEPG 118/2022

Portaria Normativa 04/2018

Comissão de Seleção

Resultados 2023.1:

Homologação das Inscrições  Resultado Recurso à Homologação das Inscrições
Resultado da 1ª Fase Resultado Recurso da 1ª Fase
Cronograma das Arguições ---
Resultado da 2ª Fase Resultado Recurso da 2ª Fase
Resultado Final Doutorado Resultado Final Mestrado

 

Acesse aqui o Edital 2023.2

Acesse aqui o Edital (espanhol)

Homologação das Inscrições 2023.2 Resultado do Recurso à Homologação das Inscrições 2023.2
Cronograma RETIFICADO 2023.2  
Resultado da 1ª Fase 2023.2   
Cronograma Arguições 2023.2 Cronograma Arguições RETIFICADO 2023.2
Resultado da 2ª Fase 2023.2  
Resultado Final Doutorado 2023.2  Resultado Final Mestrado 2023.2 

Comissão de Seleção

Resultado do Procedimento de Heteroidentificação

 

 

 

2024:

Acesse aqui o edital 2024.1

Homologação das Inscrições - Resultado

Recurso à Homologação das Inscrições - Resultado

Cronograma Retificado - Acesse aqui

1ª Fase - Resultado

Recurso à 1ª Fase - Resultado

Cronograma Arguições - 12/12/2023 | 13/12/2023 | 14/12/2023

2ª Fase - Resultado

Recurso à 2ª Fase - Resultado

Resultado Final Doutorado 2024.1 

Resultado Final Mestrado 2024.1

Resolução CEPG 118/2022

Portaria Normativa 04/2018

Comissão de Seleção

 

EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS - MESTRADO E DOUTORADO:

EDITAL Nº 139 de 19/03/2024 - Acesse aqui

EDITAL Nº 139 de 19/03/2024 (Espanhol) - Acesse aqui

2ª Fase (Arguição - outubro 2024) - Resultado

Resultado Final (novembro 2024) - Acesse Aqui

 

Acesse aqui o edital 2024.2

Homologação das Inscrições Mestrado e Doutorado 2024.2 - Acesse aqui 

Recurso à Homologação das Inscrições - Resultado

ATENÇÃO! Cronograma Retificado - Acesse aqui

Resultado da 1ª Fase (retificado) - Acesse aqui  

Cronograma Arguições - 2ª Fase  

Resultado da 2ª Fase - Acesse aqui 

Recurso à 2ª Fase - Resultado

Resultado Final - Resultado Doutorado | Resultado Mestrado 

 

2025:

Acesse aqui o edital 2025.1

Formulários:

Ficha de Inscrição 
Checklist
Termo de responsabilidade 

Documentos: 

Resolução CEPG 118/2022

Portaria Normativa 04/2018